domingo, 19 de junho de 2016

Projeto Maternidade Cidadã reúne 28 gestantes na Clínica da Família em Bom Jesus





A segunda turma de 2016 do projeto Maternidade Cidadã em Bom Jesus do Itabapoana reuniu 28 gestantes na última quinta-feira (16/06). Elas compareceram ao auditório da Clínica da Família onde assistiram a palestras e receberam kits para cuidar dos bebês que vão chegar. O projeto é uma parceria das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Habitação.

Depois das boas-vindas, dadas pela coordenadora do projeto, enfermeira Michelli, as futuras mães ouviram as orientações do obstetra Luiz Francisco. Ele destacou a importância do parto normal – “um direito de todas” – e tirou as dúvidas sobre o trabalho de parto.

O médico informou às gestantes que tanto o parto normal como a amamentação são as melhores defesas para a saúde das crianças nos primeiros anos de vida. Ele disse que países muito mais pobres do que o Brasil têm índices de mortalidade infantil menores do que os nossos:
- Na África, por exemplo, ninguém pode pagar uma cesariana e o único alimento que a mãe pode dar a seu filho é o próprio leite. Conclusão: o bebê não morre de infecção hospitalar e cria anticorpos que o protege de várias doenças.

Outro fator importante destacado por Luiz Francisco foi o exercício dos músculos da face feitos pela criança quando mama no peito. Essa movimentação vai ajudar na articulação das primeiras palavras e quando ela for alfabetizada.

Em seguida, a enfermeira Michelli instruiu as futuras mamães quanto aos cuidados nos primeiros meses de vida. Ela falou, principalmente, sobre os cuidados com a higiene, como a hora do banho, quantidade e temperatura ideais da água e que tipo de produtos usar na pele e nos cabelos do bebê.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA