quarta-feira, 1 de junho de 2016

Programa da Secretaria de Saúde de Itaperuna realiza ação em escolas


A Secretaria Municipal de Saúde, através do PSE (Programa Saúde na Escola), vem realizando uma série de ações em escolas do município.

Na última terça-feira, 31, aconteceu o Dia de Mobilização da Saúde na Escola, no Colégio Estadual Rotary. O objetivo da ação foi promover cuidados, com avaliações que visam à importância das boas práticas de assistências e melhores condições de saúde, no desenvolvimento pleno dos estudantes.

Na oportunidade os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES) e CIAO, foram às salas de aulas e realizaram diversas ações de avaliação da condição antropométrica, avaliação oftalmológica, prevenção às DST/Hepatites Virais, AIDS, além de saúde reprodutiva e sexualidade, bem como formas de prevenção e uso de preservativos nas relações sexuais.

Os profissionais palestraram também sobre os riscos do uso de álcool, fumo e outras drogas, que acarretam prejuízos à saúde dos adolescentes.

De acordo com Denyse Tostes, coordenadora do PSE, “a importância de estarmos fazendo essas avaliações de saúde nos estudantes, como também levando os debates e palestras até a sala de aula é muito satisfatório. Abordamos o seu ambiente fazendo com que eles se sintam mais à vontade. É uma experiência única e muito gratificante”, diz.

Uenes Macedo, que também coordena o PSE em Itaperuna, deixa claro que há necessidade de realizar esse tipo de atendimento nas escolas. “Precisamos mostrar o quanto é valoroso ter saúde, ter um ambiente saudável, alimentação adequada, atividades voltadas à saúde bucal, conhecimento de prevenção ao sexo e equilíbrio, seja emocional ou físico. Nossa proposta é simples, cuidar desses adolescentes e jovens para que cresçam e se transformem em cidadãos saudáveis”, finaliza.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA