terça-feira, 22 de setembro de 2015

Diversidade na programação marca a 9ª Feira Literária de Cantagalo

Evento foi realizado durante três dias e promoveu cultura e diversão na cidade

Por três dias consecutivos – quinta-feira, 17, sexta, 18, e sábado, 19 de setembro –, Cantagalo ofereceu uma programação diversificada e que agradou a adultos e crianças durante a realização da 9ª Feira Literária de Cantagalo (Flican), que, este ano, teve como patrono o cartunista Ziraldo Alves Pinto. O evento foi organizado através de parceria entre as secretarias municipais de Educação, de Cultura e de Turismo.

A abertura do evento, na quinta-feira (17), foi realizada, às 19 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti (Praça da Matriz), no Centro da cidade, com participação do prefeito Saulo Gouvea e da secretária de Educação, Fernanda Torres. Logo em seguida, três atrações simultâneas: a premiação do ‘Concurso de Narrativas - Poucas Linhas’, realizada na Casa de Euclides da Cunha; a apresentação da peça ‘Dia de Reis’, com a Trupe Fora da Casinha, na Praça da Matriz; e o lançamento do livro ‘O Manuscrito’, de Luís Fernando dos Santos, também na Praça da Matriz. O primeiro dia da Flican foi encerrado com o minishow com ‘Tribo’, na Praça da Matriz.

– Apesar das dificuldades enfrentadas com a atual crise, não podemos deixar de investir em eventos que promovam educação, cultura e esporte. Acabamos de realizar os Jogos Estudantis das Escolas de Cantagalo e já estamos com a cidade mobilizada, recebendo vários visitantes por conta da realização da Flican, um evento que vem crescendo e nos enchendo de orgulho – destacou o prefeito Saulo Gouvea na abertura do evento.

Já a secretária de Educação, Fernanda Torres, lembrou um pouco da história da Feira Literária. “A gente comemora muito o crescimento da Flican não só em tamanho, com disponibilização de um maior espaço físico, mas de importância e de programação bastante extensa. Trata-se de uma feira que começou bem modesta, apenas com atividades escolares realizadas no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira e envolvendo apenas estudantes da rede municipal. Com o passar do tempo, foi crescendo e chegou ao que é hoje, com seus nove anos de atividades e com muita perspectiva de crescimento”, contou.

No segundo dia, sexta-feira (18), a programação se estendeu pelo dia inteiro e contou com desfile da Banda de Tambores do Ciep 277 - João Nicoláo Filho (Janjão) para início das atividades. À frente, cantagalenses caracterizados de personagens criados pelo cartunista Ziraldo, além da Trupe Fora da Casinha, desta vez apresentado a Mãe Joana, personagem vivido pelo ator Cássio Campos e que encanta toda a região pela sua alegria e irreverência.

A programação foi bastante intensa, com várias atividades simultâneas e em diferentes locais, envolvendo, claro, públicos diferentes e igualmente antenados com o espírito da feira, que contou com contação de estórias, oficina de trovas, com participação dos trovadores da cidade, oficina de microcontos, entre outras. Escolas das três redes de ensino também fizeram várias apresentações no palco montado na Praça da Matriz, muitas delas com releituras dos livros de Ziraldo. Lançamentos de livros, cinema, brincadeiras no Ludoteca da Cunha e cinema também rechearam a programação, entre outras atividades, como a Feira de Artesanato, realizada em conjunto.

O segundo dia foi encerrado com a entrega da premiação do Festival de Poesia de Cantagalo, evento tradicional da cidade, organizado pela Secretaria de Cultura, e realizado no Restaurante Rancho. Simultaneamente, e no mesmo local, foi lançado o livro ‘Casa Grande sem Sala’, do cartunista Ykenga. A noite foi encerrada com show de Márcio Vianna.

Durante todo o período da feira, os que passaram pelo local, moradores da cidade e visitantes, também foram brindados com uma exposição dos trabalhos confeccionados por estudantes e que tiveram como objetivo fazer uma releitura do homenageado, Ziraldo. Completando, livrarias e editoras também expuseram suas obras, a grande maioria por preços bem populares.

A Flican foi encerrada no sábado (19) com palestra, já às 8 horas, com a professora e escritora Madalena Tavares, oficinas de arte, contação de estórias, manhã de lazer e danças circulares. A programação foi completada com o ‘No sofá com seu Euclides’, referência ao escritor Euclides da Cunha, que nasceu em Cantagalo, baile da Assexca (Associação dos Experientes de Cantagalo), 2º Encontro Potteriano.

À noite, o evento teve seus instantes finais com o lançamento do livro ‘A Parede & Outros Contos’, de José Huguenin, no Restaurante Rancho. O cantagalense José Augusto Huguenin é físico, poeta e escritor. Hoje professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Volta Redonda, no sul do estado do Rio de Janeiro, já lançou quatro livros: ‘Vintém’, ‘De manga a jiló provei na terra onde me batizei’, ‘Estranhezas e mitos da mecânica quântica’ e, agora, o livro de contos ‘A Parede & Outros Contos’.

O lançamento também serviu para a promoção do Encontro de Escritores Cantagalenses, que foram homenageados com a entrega, pela Secretaria Municipal de Cultura, de uma medalha com o símbolo da 9ª Flican. As medalhas foram entregues com participação do prefeito Saulo Gouvea; das secretárias Cristiane Robadey (Cultura) e Fernanda Torres (Educação), além da primeira-dama do município, Lenora Bittencourt Papelbaum.

A última atração aconteceu na Praça João XXIII, o jardim da cidade, com o luau promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan), animado pelo cantor Israel Lacerda.

NOVO PATRONO – Durante a Flican, foi disponibilizada uma urna, na Praça da Matriz, para que o público pudesse escolher o patrono da 10ª Feira Literária de Cantagalo, que será realizada em setembro de 2016. Foram oferecidas três opções: Monteiro Lobato, Cecília Meirelles e Ruth Rocha. Das 260 pessoas que votaram, 180 elegeram Monteiro Lobato como o homenageado da edição do ano que vem. Os demais resultados foram: Ruth Rocha (48 votos) e Cecília Meirelles (32 votos).






Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA