terça-feira, 21 de julho de 2015

Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio, morre aos 80 anos


Conde estava internado no Hospital  Samaritano 

O ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde morreu na madrugada desta terça-feira (21) no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Aos 80 anos, ele estava internado há cerca de um ano lutando contra um câncer na próstata. A informação foi confirmada pelo filho dele, Marcelo Conde.
Arquiteto, Conde foi prefeito do Rio de Janeiro pelo PFL de 1997 a 2000. Em 1999, rompeu com Cesar Maia após este perder a eleição ao governo do estado para Anthony Garotinho. Entre as suas principais realizações estão projetos iniciados na primeira gestão de Maia, quando Conde ainda era do PFL, como o Favela-Bairro e o Rio Cidade, ambos projetos de urbanização.
Em 2000 tentou a reeleição mas perdeu, desligando-se do PFL e aderindo ao PSB de Garotinho, tornando-se vice-governdor de Rosinha Matheus nas eleições de 2002. Um ano depois, acompanhou Garotinho na troca do PSB pelo PMDB, no qual se candidatou mais um vez para prefeito do Rio e perdeu. Assumiu então a secretaria de Cultura no governo de Sérgio Cabral (PMDB). 

Políticos lamentam morte

Em redes sociais, o secretário da Casa Civil Pedro Paulo lamentou a morte. “Dos traços de um dos mais brilhantes arquitetos à dedicação pela cidade onde nasceu e que tanto amava. A história de Luiz Paulo Conde se confundia com vários momentos da história do Rio. E hoje, o Rio perdeu seu ex-prefeito, urbanista cujo trabalho pela cidade está eternizando no Favela-Bairro — marco da política de urbanização em comunidades —, Rio Cidade e pela conclusão da Linha amarela. Lamento a perda e me solidarizo com sua Presidente da Câmara, Eduardo Cunha também se pronunciou na internet e se disse "triste" pela morte. "O Rio e o Brasil perderam um homem sério, competente e um grande prefeito. Eu perdi um amigo", escreveu..



O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito. "O Rio de Janeiro perdeu hoje um grande realizador. Luiz Paulo Conde fez parte de um grupo seleto de cariocas que tiveram o prazer e o orgulho de gerir a nossa ​C​idade ​Maravilhosa. Hoje, o Rio está mais triste com sua perda”, disse Paes, em nota.



O governador do Rio Luiz Fernando Pezão lamentou profundamente a morte do ex-prefeito, de quem se disse amigo desde o tempo que era prefeito de Piraí. "Lamento muito a morte dele. Convivi com ele quando eu era prefeito. Era um grande ser humano, um grande arquiteto. Era um companheiro da boa mesa. almoçamos e jantamos muitas vezes juntos. Era um grande amigo, um grande homem público", afirmou Pezão e amigos”.

G1


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA