sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Serviço Geológico do Estado conclui mapeamento de risco de 18 municípios

DRM já entregou resultados do levantamento a novo grupo de cidades estudadas, das quais oito são da Serra

O Serviço Geológico do Estado (DRM-RJ) concluiu o mapeamento de risco iminente de escorregamentos de mais um grupo de municípios – 18. São cidades das Regiões Serrana (8), Médio Paraíba (4), Centro-Sul (4) e Norte (2). Os produtos do levantamento – mapas e relatórios – já foram entregues às prefeituras das áreas estudadas. Cantagalo, na Região Serrana, é o município com situação mais crítica: 1.504 pessoas em risco iminente e 376 casas expostas. O DRM já iniciou o trabalho de mapeamento de mais 18 cidades, que será concluído em julho, finalizando o levantamento de risco iminente de todo o estado.

Os municípios que acabaram ser mapeados são Cantagalo, Carapebus, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Levy Gasparian, Macuco, Paraíba do Sul, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Trajano de Moraes, Três Rios e Valença. O levantamento revela, no total, 11.437 pessoas expostas, 2.894 casas ameaçadas e 501 setores de risco iminente. Em relação ao número de pessoas expostas, Três Rios apresenta 1.497 e Valença, 1.040.

O programa de mapeamento do DRM-RJ, iniciado em 2010, já repassou a 67 municípios, em sintonia com a Lei Federal de Proteção Civil (Lei 12.608/2012), instrumentos técnicos necessários à elaboração de seus Planos de Contingência e Planos Municipais de Redução do Risco. O total referente aos 67 municípios mapeados é: pessoas expostas: 47.782; casas ameaçadas: 11.651; setores de risco iminente: 2.537.

Vinculado à secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o DRM-RJ entregará em julho o mapeamento de mais 18 municípios, concluindo o levantamento de risco iminente de todo o estado. O novo grupo reúne cidades com situação geológica menos problemática – como algumas da região dos Lagos -, motivo pelo qual ficou por último a ser estudado. O mapeamento tem sido feito com recursos do Fecam/SEA.


 Ascom da DRM

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA