- As chances de epidemia de dengue nessas cidades são grandes. A Secretaria de Estado de Saúde tem o papel de avaliar a capacidade de atendimento nesses municípios e alertar a população sobre a prevenção da doença – disse o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.
Nesta sexta-feira, quatro equipes da subsecretaria de vigilância em saúde, atenção básica e humanização da Secretaria de Saúde visitarão os municípios de São José de Ubá, Aperibé, Italva, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Miracema. O objetivo é auxiliar, em conjunto com as secretarias de saúde de casa cidade, na capacitação de profissionais, no monitoramento do fluxo e condições de atendimento à população.
No sábado, a praça central de Aperibé receberá uma grande ação de mobilização no combate à dengue. A Secretaria de Estado de Saúde, junto com a secretaria de saúde da cidade, organizará um mutirão de limpeza da cidade, além de palestras e distribuição de materiais informativos. Equipe de animadores estará no local para conscientizar as crianças, que receberão informações sobre prevenção da doença e poderão ver amostras de larvas do mosquito transmissor Aedes Aegypti.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue
A campanha da Secretaria de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A iniciativa da campanha – elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz – foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.
Fonte: Correio do Brasil
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook