quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estado e União discutem ações de emergência para o Rio de Janeiro

Projeto inclui retirada de moradores de áreas de risco, indenizações e reflorestamento

As chuvas que caíram nos últimos dias na Região Serrana foram discutidas em reunião, nesta quarta-feira (11/4), entre o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, ministro da Integração Nacional em exercício, Alexandre Navarro, o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e o secretário estadual de Obras, Hudson Braga.

O projeto do Governo do Estado é retirar os moradores de áreas de risco das cidades da Região Serrana, em troca de pagamento de indenizações, e reflorestar estes locais.

- A ideia é inspirada no PAC Favelas, que retirou 2.600 famílias das comunidades da Rocinha, Complexo do Alemão e Manguinhos. Depois do pagamento das indenizações, o Estado daria assistência aos moradores para que adquiram residências em locais seguros – afirmou Pezão, destacando que o Governo do Rio já solicitou uma linha de financiamento para implantar o projeto na Região Serrana.

O ministro Alexandre Navarro avaliou como boa a ideia e afirmou que o governo federal está empenhado na ajuda aos estados.

- Seguindo orientações da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Fernando Bezerra Coelho, o Ministério da Integração Nacional disponibiliza toda sua equipe de técnicos para apoiar o estado na redução dos prejuízos causados pelas chuvas - afirmou Alexandre Navarro.

O ministro em exercício, Alexandre Navarro, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, visitaram também o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro. No local, foram recebidos pelo chefe executivo de Operações, Sávio Franco. Entre outros focos, o centro atua na emissão de informações meteorológicas para líderes comunitários com o objetivo de alertar a população sobre possíveis chuvas.

Também participaram da reunião o secretário Estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, e o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA