segunda-feira, 15 de julho de 2024

Julho Neon: unidades da rede estadual promovem campanha de conscientização sobre saúde bucal



Foto: Divulgação - Hospital Estadual Alberto Torres



Equipes de odontologia que atuam em hospitais da rede estadual aderiram à campanha Julho Neon, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde bucal. Formadas por cirurgiões-dentistas e bucomaxilofacial, os profissionais intensificaram a promoção de palestras sobre a importância de escovar os dentes, usar fio dental e realizar consultas periódicas ao dentista. Esta semana, foram realizadas campanhas na UPA do Colubandê e no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), ambos em São Gonçalo.

Acompanhados dos personagens vivos “Dentinhos”, os profissionais percorreram as unidades de saúde explicando aos pacientes, seus acompanhantes e colaboradores a importância da saúde bucal. "Nosso trabalho, junto com toda a equipe multiprofissional, é olhar o paciente como um todo e ajudar no controle de infecções ao aplicar um conjunto de práticas para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente", explica William Chaia, coordenador de Odontologia do HEAT.

Nos setores de pediatria, dentistas explicaram às crianças como escovar os dentes e aos pais sobre a importância do hábito de higiene, principalmente, ao acordar e após as refeições. Os pequenos ganharam kit com escova de dente, creme dental e antisséptico bucal. Juntos os personagens vivos mostraram muita habilidade na escovação para manter um sorriso bonito e protegido.

-- Muito legal esta ação. Além de alegrar as crianças internadas, ainda nos alerta sobre escovar os dentes corretamente, do uso do fio dental e da importância de uma boca higienizada para a nossa saúde – disse a Isadora Lima que acompanha a filha na área pediátrica do Heat.

Nos seis primeiros meses deste ano, as equipes de odontologia dos Hospitais Estaduais Alberto Torres, João Batista Cáffaro, em Itaboraí, Zilda Arns, em Volta Redonda, e Roberto Chabo, em Araruama, realizaram cerca de 50 mil procedimentos.

Estudos alertam que a boca é a principal porta de entrada de muitas infecções respiratórias em pacientes internados tanto nos Centros de Tratamento Intensivo (CTIs), como nas clínicas médicas. Apesar dos desafios e riscos enfrentados, a rotina de cuidados é diária. Os pacientes que estão em estado grave nos CTIs passam por higienização bucal frequente, com o tratamento tradicional de limpeza e higienização com gaze e antissépticos. Além disso, os profissionais também utilizam a laserterapia para eliminar infecções mais severas na boca de pacientes que passam pelo processo de intubação. Já os doentes menos graves, recebem devidamente a assistência em casos emergenciais.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA