segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Palestra sobre ‘animais peçonhentos’ é realizada em Itaperuna





Em Itaperuna, RJ, foi realizada na última semana palestra sobre “prevenção e primeiros socorros de acidentes com animais peçonhentos”.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), trabalhando juntamente com a equipe da Atenção Básica promoveu a palestra sobre ‘animais peçonhentos’ nas UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Mateus e Boa Vista.

A palestra foi no formato sala de espera, com conversação sobre os principais animais peçonhentos e venenosos; e como a população pode se prevenir quando acidentados por animais peçonhentos.

Além disso, como agir (in loco) nos primeiros socorros, cuidados com o ferimento, e não matar os animais. A equipe ainda informou quais cuidados devem ser tomados, na tentativa de capturá-los; bem como, a forma de acondicionar os animais e qual local de assistência ir. Também foi falado sobre prevenção nas residências e em outros locais.

Na oportunidade o ACE Gesiney Botelho, juntamente com o ACE João Carlos Paiva dissertaram sobre o objetivo da ação, “que é orientar a população em geral, assim como os profissionais da Saúde, quanto ao manejo clínico nos primeiros socorros e a prevenção”, confirma Gesiney.

De acordo com a enfermeira da UBS do São Mateus Carmen Lucia Farias, este formato de conversa ocorre para que as pessoas, picadas ou mordidas por animais peçonhentos, saibam o que fazer na hora, caso sofram alguma lesão causada por esses animais. “É bom lembrar que é necessário, que elas recebam tratamento específico, nas unidades de saúde, com soros antivenenosos. Dessa forma, minimizamos as fases mais graves, muitas das vezes, evita-se o óbito”, comenta a enfermeira. Já na UBS Boa Vista, a equipe da CVAS contou com o apoio da enfermeira Cinara Doria Roli, responsável pela unidade.

ATENÇÃO!

SIGA ESTAS ORIENTAÇÕES EM CASO DE MORDIDA DE COBRA: lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão; manter o paciente deitado; manter o paciente hidratado; procurar o serviço médico mais próximo; se possível, levar o animal para identificação.

O QUE NÃO FAZER EM MORDIDA DE COBRA: não fazer torniquete ou garrote; não cortar o local da picada; não perfurar ao redor do local da picada; não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes; não oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou outros tóxicos.

ESCORPIÕES E ARANHAS: lavar o local da picada; usar compressas mornas ajudam no alívio da dor; procurar o serviço médico mais próximo; se possível, levar o animal para identificação.

ABELHAS E VESPAS: em caso de acidente, provocado por múltiplas picadas de abelhas ou vespas, levar o acidentado rapidamente ao hospital e alguns dos insetos que provocaram o acidente. A remoção dos ferrões pode ser feita raspando-se com lâminas, evitando-se retirá-los com pinças, pois, provocam a compressão dos reservatórios de veneno, o que resulta na inoculação do veneno ainda existente no ferrão.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA