domingo, 8 de dezembro de 2013

ESTADO DISTRIBUI KITS EMERGENCIAIS PARA MORADORES DA SERRA

Ação aconteceu em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo

Moradores de áreas de risco em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana, passaram a contar com mais um aliado no enfrentamento e prevenção de desastres naturais. A Secretaria do Ambiente distribuiu, neste fim de semana, kits emergenciais. O pacote inclui itens como ímãs de geladeira com orientações para desocupação imediata, capas de chuva e uma pasta plástica com vedação impermeável para que as pessoas possam guardar seus documentos e carregá-los em situações emergenciais.

Durante a distribuição, monitores socioambientais e voluntários capacitados pelo programa Mãos à Obra, da Superintendência de Educação Ambiental, percorreram os bairros de Posse e Cascata do Imbuí, em Teresópolis; de Córrego D’antas, em Nova Friburgo; e Gentio e Benfica, em Itaipava. Os moradores também receberam informações sobre rotas de fuga e o lugar para onde devem se dirigir em caso de alarme, nos pontos de apoio.
 
Monitores socioambientais
O evento, batizado de Caminhada pela Vida, faz parte da mobilização para a disseminação dos Planos de Ação Comunitários de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais, desenvolvidos pela Superintendência de Educação Ambiental. Estes estudos identificaram e trabalharam dois tipos de risco: geológico (escorregamento de massa) e hidrológico (risco de enchentes). Os planos foram desenvolvidos em parceria com os moradores da Serra

Ao longo de 18 meses, para a elaboração dos estudos, a mobilização da comunidade incluiu a capacitação de 60 monitores socioambientais, por meio de um curso de 200 horas, ministrado pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), responsável pela execução do Mãos à Obra.



A distribuição aconteceu em Friburgo, Teresópolis e Petrópolis
 Foto: Larissa Amorim

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA