sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

São José de Ubá ganha centro de educação tecnológica

Unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) tem capacidade para formar 1.200 alunos por ano


O ensino profissionalizante do Estado do Rio ganhou, nesta sexta-feira (07/12), um importante reforço. O governador Sérgio Cabral inaugurou o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense. O 64 Cetep da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) tem capacidade para formar 1.200 alunos por ano.

- A realidade do ensino profissionalizante no Estado é outra. Hoje nós temos um ensino profissionalizante de verdade, que qualifica as pessoas. Quem faz curso aqui, seja de quatro meses, de três meses, de um ano, elas saem qualificadas para o mercado de trabalho. Num Estado do Rio que cresce o que mais se precisa é de gente qualificada. Uma pessoa que tenha a sua profissão tem muito mais chances de conseguir um emprego e ganhar mais – afirmou o governador Sérgio Cabral.

Os moradores de São José de Ubá e arredores contam com os cursos de cabeleireiro, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, espanhol, operador de computador, inglês, manicure, e pedreiro de alvenaria. Em janeiro, serão abertas as inscrições e a previsão é que sejam oferecidas 360 novas vagas.

- São José de Ubá, como todo o Estado do Rio de Janeiro, está em amplo crescimento. Então, vimos a necessidade de oferecer profissionalização para essa região - afirmou Elder Lugon, presidente da Faetec.

A unidade está funcionando oficialmente desde junho e já formou os seus primeiros profissionais. Para o segundo semestre deste ano foram oferecidas 400 vagas. A unidade conta com 16 salas de aula e dois laboratórios de informática. Os cursos contam com aulas práticas e teóricas.

Somando forças

Durante a visita a São José de Ubá, o governador também entregou outras obras feitas em parceria com a prefeitura através do programa Somando Forças. Os moradores agiram podem desfrutar da Academia Popular Cledecir dos Santos, a reformada Praça Abelardo Pinto Ferreira, a ampliação da sede da Apae e obras de pavimentação de 14 km de estradas.

 Danielle Moitas

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA