domingo, 5 de janeiro de 2025

RJ Transplantes realiza a primeira captação de órgãos do ano em Nova Iguaçu





A primeira doação de órgãos do estado do Rio de Janeiro em 2025 foi realizada neste sábado (4), no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), na Baixada Fluminense. A equipe do RJ Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), captou fígado e rins, beneficiando pacientes que aguardavam na lista de espera de transplantes.

Em um gesto solidário, a família de Kauan Galdino Florêncio Pereira, de 18 anos, que teve morte encefálica confirmada na quinta-feira (2), decidiu doar os órgãos do jovem. No ano passado, o HGNI captou 33 órgãos para transplantes.

Em 2024, mais de 1.300 pessoas ganharam vida nova após transplantes de órgãos sólidos e córneas no Estado do Rio de Janeiro. O gesto solidário das famílias ao dizer sim à doação ajudou no aumento do número de procedimentos este ano em 16% para órgãos sólidos e 9% para córneas, de acordo com o programa RJ Transplantes.

Rins, fígados, coração e pulmões foram os órgãos mais doados no estado, beneficiando mais de 800 pacientes que aguardavam na lista de espera.

“Quem doa o órgão de um familiar está ajudando a salvar a vida de alguém em um momento de perda. As equipes do RJ Transplantes tiveram diversas capacitações no ano passado para acolher as famílias neste momento da maneira mais humanizada possível. Doar órgãos é um ato de amor, um gesto solidário”, disse a diretora administrativa do RJ Transplantes, Priscila Paura.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA