domingo, 25 de setembro de 2022

Cerca de 100 representantes de empresas da região participam de evento da Firjan e do Porto do Açu para desenvolver fornecedores





Cerca de 100 representantes de empresas do Norte Fluminense participaram na quarta-feira (21/09) do “Workshop de Desenvolvimento de Fornecedores Locais”, promovido pela Firjan e pelo Porto do Açu. O evento presencial, gratuito e exclusivo para empresas de Campos e São João da Barra, buscou estimular a economia local e a geração de empregos a partir de uma série de palestras e networking com 11 empresas instaladas no complexo portuário, a fim de aproximar potenciais fornecedores locais e estimular novos negócios.

“A Firjan cumpre seu papel institucional de contribuir com o desenvolvimento da região, apresentando uma série de soluções para ajudar na qualificação empresarial e no crescimento das empresas. Com este trabalho, temos a chance de estimular mais empregos e renda nas cidades do Norte Fluminense, de modo que todos possamos crescer juntos com o Porto do Açu”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

“As empresas instaladas no Porto do Açu têm como compromisso contribuir para o desenvolvimento do entorno do complexo portuário, e uma das formas é promovendo qualificação e estímulo aos fornecedores locais. Um evento como este é de suma importância para alcançarmos este objetivo, trazendo benefícios não só para o complexo porto-indústria, como para toda a região”, pontuou Renata Colares, gerente de Suprimentos da Porto do Açu Operações.

Negócios locais

O evento, que aconteceu no Centro de Visitantes do Porto do Açu (CEVISPA), contou com representantes do Porto do Açu Operações, GNA, Ferroport, Vast, NOV, TechnipFMC, BPort, AngloAmerican, Vix, OceanPact e Dome, além de dezenas de potenciais fornecedores de Campos e São João da Barra. A Firjan e o Porto do Açu atuaram com uma série de apresentações do seu corpo técnico. As oportunidades de qualificação foram, inclusive, um dos pontos altos do evento, na opinião de Luciano Rebel, diretor comercial da Ecore Revestimentos Ecológicos, empresa de Campos que atua na produção de materiais de construção civil a partir do aproveitamento de resíduos de rocha ornamental e óleo de cozinha usado.

“O que mais chamou a atenção foi a quantidade de conteúdos interessantes, as possibilidades de desenvolver a empresa, e por isso vou buscar associar a empresa à Firjan. Gostei especialmente das informações sobre acesso a crédito, além da chance de conhecer de perto as oportunidades presentes no Porto do Açu”, destacou Luciano.

Da mesma forma, a oportunidade de conhecer os potenciais fornecedores também foi comemorada por Guilherme Oliveira, coordenador de suprimentos da GNA – empresa responsável por uma termelétrica já em funcionamento no Porto, além da construção de mais uma e de outros dois projetos semelhantes em andamento.

“Para nós, também é mais interessante fecharmos negócio aqui, então precisamos desenvolver essa cadeia de produtos e serviços. Às vezes, algumas empresas não atendem a detalhes que nos impedem de fechar negócios, por isso essa troca de conhecimento é de extrema importância. Fomos surpreendidos positivamente pelo interesse e pela quantidade e variedade de potenciais fornecedores na região”, contou Guilherme, enquanto exaltava a quantidade de cartões de visita trocados durante o evento.

Como desdobramento deste workshop, um novo evento da Firjan e do Porto do Açu, dessa vez no formato de Rodada de Negócios entre contratantes e fornecedores, está sendo desenvolvido para o primeiro semestre do ano que vem.

“A participação e o interesse dos empresários locais nos chamaram a atenção, e confirmam a importância de promovermos esse tipo de evento. Como mostrou a palestra de Vinícius Patel, nosso diretor de Administração Portuária, temos um horizonte imenso de desenvolvimento pela frente e a comunidade empresarial precisa estar preparada”, destacou Wanderson Primo, conselheiro da Firjan Norte Fluminense e gerente de Relacionamento com Comunidades da Porto do Açu Operações.

Sobre o evento

As palestras foram iniciadas por representantes da Firjan e do Porto do Açu, que apresentaram uma gama de produtos e serviços oferecidos pelas instituições. Em seguida, a Firjan exibiu um panorama da conjuntura econômica internacional, nacional e local. Representantes da federação e do Porto fizeram ainda uma palestra sobre ética e compliance, demonstrando a importância desses elementos para o ambiente de negócios.

Após isso, técnicos da Firjan falaram sobre as necessidades do mercado e quais as qualificações necessárias para se tornar um fornecedor – como as obrigações legais, normas regulamentadoras (NRs) e segurança do trabalho. Por fim, o Núcleo de Acesso ao Crédito da federação fez uma exposição sobre as principais linhas de crédito, dificuldades e oportunidades existentes no mercado.

As palestras foram sucedidas por um momento de networking, no qual os potenciais fornecedores puderam tirar dúvidas e conversar diretamente com os responsáveis pelos processos de compras das empresas instaladas no complexo. Entre as demandas listadas por eles estão desde materiais elétricos e para obras em geral, equipamentos de produção individual e coletiva, serviços de manutenção industrial, fornecimento de uniformes, serviços de frete, logística e administrativos, materiais de escritório, serviços gráficos, de alimentação, de lavanderia, entre outros.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA