sábado, 17 de outubro de 2015

Secretário visita novo sistema de captação de água de Volta Redonda para enfrentar crise hídrica


O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, estará nesta segunda-feira (19/10) em Volta Redonda para visitar o novo sistema de captação de água do município. A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Belmonte receberá obras de instalação de um conjunto de motobombas e equipamentos para captação flutuante no Rio Paraíba do Sul.

As medidas de contingência, estabelecidas em função da crise hídrica, abrangem oito municípios do estado que dependem do Rio Paraíba do Sul para o abastecimento de água. A instalação das motobombas e dos equipamentos foi estabelecida no início do ano para assegurar a captação mesmo com as reduções de vazão do rio, determinadas para preservar os níveis dos reservatórios da bacia.

Em Volta Redonda, a instalação do novo sistema está a cargo da Proton Ltda, contratada através de licitação promovida pela Agência de Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), órgão executivo do Comitê para a Integração da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (Ceivap).

Além de Volta Redonda, Três Rios e Barra Mansa finalizaram o processo licitatório e vão receber o conjunto de motobombas e equipamentos de captação. Também serão beneficiados os municípios de Barra do Piraí, Vassouras, Sapucaia, São Fidélis e São João da Barra.

A agenda de André Corrêa no município começa às 10h30, com a reunião da organização não governamental Comissão Ambiental Sul/RJ, durante a qual ele vai conversar com a sociedade sobre questões que envolvem a CSN. Às 12h, o secretário visita a ETA Belmonte.


Ascom SEA/Inea

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA