quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cedae aumenta oferta de água no Norte Fluminense e na Região dos Lagos

Obras serão inauguradas nesta quinta-feira (2/8) em Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

O Governo do Estado inaugura nesta quinta-feira (2/8) duas obras que vão ampliar a oferta de água para os municípios de Macaé, no Norte Fluminense, e Rio das Ostras, na Região dos Lagos. Às 10h30, em Macaé, a Nova Cedae entrega o novo tronco distribuidor que levará água ao bairro de Lagomar. Esta intervenção soma-se a outras, iniciadas a partir de 2007, que já aumentaram a vazão de 350 para 700 litros por segundo (l/s) na cidade. O evento acontece na UPA Lagomar, na Avenida Quissamã.

Foram assentados mais de três quilômetros de tronco distribuidor com 300 milímetros de diâmetro em Lagomar, possibilitando colocar em operação quase 13 km de rede distribuidora já instalada. Com isto, o bairro, um dos mais populosos da cidade, passará a ter abastecimento regular. O tronco distribuidor atenderá diretamente mais de 12 mil moradores não apenas de Lagomar, mas também dos bairros Cavaleiro e Horto, e exigiu investimentos de R$ 6 milhões.

- Essa é mais uma obra que vai possibilitar que os moradores do bairro de Lagomar recebam água de boa qualidade. Desta forma, contribuímos, acima de tudo, para a saúde da população, além de caminharmos a passos largos para a universalização do atendimento na região - afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

A obra está inserida num conjunto de realizações em Macaé, entre as quais o reservatório de Santa Monica, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros; a duplicação da adutora de água bruta; o novo tronco distribuidor que atende o bairro Cavaleiros, incluindo toda a orla; implantação de novo tronco distribuidor que interligou todo o bairro Horto ao sistema principal de abastecimento; e a execução de melhorias operacionais no Complexo da Ajuda.


Rio das Ostras e Barra de São João também terão aumento da oferta de água

Depois da inauguração em Macaé, será entregue a obra de ampliação do sistema de produção de água tratada que abastece o município de Rio das Ostras e também Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. O evento acontece às 11h30, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado.

A Cedae beneficiará cerca de 150 mil habitantes dos dois municípios, que passarão a contar com aumento significativo na oferta de água. Com as obras que serão inauguradas, orçadas em R$ 10 milhões, a Estação de Tratamento de Água de Rio Dourado teve a capacidade aumentada, com a vazão passando de 280 litros por segundo (l/s) para 420 l/s.

Na ETA Rio Dourado também foi construída uma unidade de tratamento do lodo oriundo da Estação. A vazão das elevatórias de água bruta e de água tratada, que integram o sistema de abastecimento de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, aumentará de 190 l/s, situação em 2007, para 420 l/s. Além disso, foi realizada a ampliação do canal desarenador, aumentando a eficiência da estação de tratamento de água.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA