segunda-feira, 16 de julho de 2012

Rio será contemplado no Plano Nacional de Desastres Naturais do Governo Federal

Governador Sérgio Cabral e vice, Luiz Fernando Pezão, participam de reunião com ministros em Brasília

O Estado do Rio de Janeiro será contemplado com recursos do novo Plano Nacional de Prevenção de Desastres Naturais, que deve ser anunciado pela presidenta Dilma Rousseff nos próximos dias. O anúncio foi feito durante reunião nesta segunda-feira (16/7), em Brasília, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Após o encontro, o governador disse estar muito satisfeito e entusiasmado com o plano e saudou a iniciativa do governo federal afirmando que muito já foi feito para recuperar as cidades devastadas pelas cheias - como Friburgo e Teresópolis -, com a construção de pontes e a oferta de moradias para a população.

- O valor que vai para o Rio está sendo discutido. Fico muito satisfeito de ver que o governo federal está tomando a dianteira e a iniciativa de anunciar um grande plano, que inclui desde Defesa Civil, Ciência e Tecnologia, obras em encostas, bem como a dragagem de rios - disse o governador.

O plano tem como objetivo prevenir desastres naturais em locais historicamente atingidos. O pacote pretende dar mais recursos para as defesas civis, assim como melhorar os sistemas de alerta. Segundo Cabral, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, termina, nesta quarta-feira (18/7), a rodada de conversas com os demais estados do País sobre o assunto. O governador ressaltou, ainda, que o pacote chegará no momento em que o Brasil precisa progredir na questão da infraestrutura e na prevenção de tragédias, como a que atingiu a Região Serrana em 2011.

- Fizemos uma apresentação do que já foi feito, o que já está licitado desde pontes, encostas, mas nós estamos muito otimistas. Onde houve obras com certeza não haverá problema. Mas o fato é que são 50 anos de desleixo e abandono. É evidente que, para as chuvas que virão, teremos áreas com risco e aí valem os investimentos que estamos fazendo, junto com as cidades, no trabalho de alerta, cujo papel muito importante é da Defesa Civil - disse.

Jogos olímpicos: oportunidade única de mostrar o Rio para o mundo
O governador também afirmou que, durante os Jogos Olímpicos de Londres, que começam no próximo dia 27, o Rio e o Brasil terão uma oportunidade rara de serem mostrados ao mundo de uma forma extraordinária.

- Eu tenho impressão de que nós teremos uma oportunidade rara de com o mundo inteiro, divulgar o RJ e o Brasil de uma forma extraordinária. Nós vamos aprender, como estou acompanhando Londres desde o primeiro momento, em 2008, quando lançamos a candidatura. Então são quatro anos de aprendizado, acho que Londres fez o dever de casa - disse.

Cabral afirmou também que os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, deixarão vários legados para a população, o que outras cidades como Chicago, Madri e Tóquio não teriam a oportunidade de fazer.

- Se você olhar Londres vai verificar que a cidade conseguiu deixar um legado em uma região que antes era degradada. No nosso caso, nós teremos vários legados. O Parque Olímpico será extraordinário. O Parque de Deodoro`vai ser um legado para Zona Oeste da cidade, uma área de lazer esportiva. A linha 4 do metrô que já está em execução pelo Governo do Estado, é a maior obra individual dos Jogos Olímpicos e estamos falando de uma obra de mais de R$ 4 bilhões já em execução. Os BRTs, o metrô, a renovação dos trens urbanos do Rio, estamos falando que hoje na Região Metropolitana, 20% da nossa população trafega em transporte de massa. Em 2016, 65% da nossa população irá trafegar em transporte de massa. Isso é o verdadeiro legado - completou.

A dragagem dos rios, lagoas e os equipamentos, que serão utilizados durante os Jogos, também foram assuntos abordados pelo governador.

- Estamos fazendo a dragagem das lagoas de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca, a despoluição da Baía de Guanabara, além dos equipamentos. O mais importante deles será entregue agora para a Copa das Confederações. O Maracanã vai se transformar no estádio mais bonito do planeta - afirmou.

Também participaram do encontro o secretário Hudson Braga (Obras), os presidentes do Inea, Marilene Ramos, e da Emop, Ícaro Moreno, e José Beraldo Fortuna (superintendente da Região Serrana). O governo federal foi representado pelos ministros Fernando Bezerra (Integração Nacional), Miriam Belchior (Planejamento), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), além de Jorge Hage (Controladoria Geral da União).

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA