quinta-feira, 5 de julho de 2012

Região Norte: Quissamã investe na saúde dos animais



Criado em outubro do ano passado, o Programa de Atenção Animal de Quissamã atua com a educação e a conscientização da posse e guarda responsável de animais domésticos e com a castração de caninos e felinos. A proposta da esterilização (castração) é diminuir a procriação excessiva e com isso a quantidade de animais abandonados nas ruas, e, consequentemente, a transmissão de zoonoses e a ocorrência de acidentes.
A Clínica do Programa trabalha única e exclusivamente com a realização de cirurgias de castração. Com todo o cuidado e profissionalismo, o Programa possui um veículo próprio para buscar os animais na residência, pela manhã, para a esterilização e posteriormente retorná-los.
O secretário de Transporte, Cléber Gomes, e a secretária de Saúde, Alexandra Moreira, informaram que o veículo para o transporte foi doado pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e que trata-se de uma Picape Corsa, ano 2002, adaptada especialmente para o trabalho com animais a fim de proporcionar segurança e comodidade aos mesmos.
Segundo a coordenadora do Programa, a médica veterinária Gisele Vieira, o transporte de animais que é feito pela sua equipe evita que os donos fiquem esperando para pegar o animal após a castração e assim permite que os bichos retornem as suas casas com maior tranquilidade no pós-operatório. A clínica consegue realizar uma média diária de 7 a 10 esterilizações.
Para cadastrar o animal gratuitamente no Programa é necessário que o dono procure a sua Unidade de Saúde da Família e faça a inscrição. Em seguida, a equipe do Atenção Animal vai até a residência fazer a visita e verificar critérios como hipossuficiência do dono e condições do próprio animal. Após essa avaliação é marcada a cirurgia, quando o carro vai buscá-lo no dia e hora marcados para a intervenção cirúrgica.




COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA