quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Agricultura familiar vive uma nova fase

A iniciativa da Prefeitura de Natividade em incentivar a economia local, mediante um amplo programa de recuperação da Agricultura Familiar no Município, iniciado ao final do primeiro semestre do ano passado, segue de vento em popa, como informa o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Sinval Souza Martins.
Segundo ele, a proposta da atual administração, em oferecer condições de sustentabilidade ao trabalhador rural e ao agricultor familiar, para mantê-los no campo, gradativamente, vem sendo atingida, através dos diversos projetos que foram implantados pelo atual governo, em parcerias com os governos Estadual e Federal, e do fortalecimento de programas já existentes, voltados à Agricultura Familiar.
Sinval esclarece que, uma das primeiras iniciativas, para garantir o sucesso dos projetos, foi incentivar o associativismo, dando total apoio e assessoramento à criação e revitalização das associações de produtores rurais, bem como a criação do Sindicato do Trabalhador Rural de Natividade. “Os trabalhadores e os produtores rurais estavam desmotivados, com as associações praticamente desativadas, levando muitos deles a abandonar as atividades agropecuárias. Uma das estratégias adotadas foi a valorização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Hoje, as propostas de projetos e programas só são implantadas após aprovação do Conselho e as oito associações de produtores rurais de Natividade estão em pleno funcionamento”.
O secretário ressalta que, entre os vários projetos implantados no atual governo, destacam-se o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Programa de Recuperação da Citricultura; Programa de Caprinocultura e o Programa de Alimento Ecologicamente Sustentável (PAES). Além disso, o Programa de Melhoramento Genético, que já existia no município, foi incrementado.
Citricultura
Iniciado a partir de cursos para os interessados, ministrado pela Pesagro, o programa oferece acompanhamento técnico de profissionais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) a todos os pomares do município, com visitas mensais, resultando na diminuição do custo de produção, com diminuição no uso de defensivos, melhora na condução do pomar.
Desta forma, aconteceu o aumento da produtividade, que em algumas propriedades chega a 30%, e a maior valorização do produto no mercado, devido a melhoria de qualidade e as condições adequadas de embalagem das frutas.
Caprinocultura
Implantado a partir da reorganização da Associação de Criadores de Animais de Pequeno Porte de Natividade e sua inclusão ao Conselho Regional de Caprinocultores, o programa oferece aos produtores locais recebem acompanhamento técnico e veterinário, tendo à sua disposição um laboratório móvel, capaz de realizar análises clínicas e diagnósticos de gestação.
Inicialmente, foi conseguido o empréstimo de um tanque de resfriamento de leite, junto à Associação de Produtores de Cabra de Porciúncula, facilitando o recolhimento do produto. Recentemente, o governo municipal adquiriu um tanque de resfriamento próprio.
O acompanhamento técnico contribuiu para a diminuir custos e aumentar a produção em, aproximadamente, 40%. Atualmente, vários outros produtores pretendem ingressar no programa.
Paes
Os produtores inseridos no Paes receberam, gratuitamente, todo o material necessário para construção de galinheiro, implantação e manutenção de hortas, com assistência técnica gratuita para que o manejo e a cultura sejam desenvolvidos de forma ecologicamente correta e com sustentabilidade.
Muitos deles estão inseridos nos programas do Governo Federal de compra direta de alimentos e todos comercializam seus produtos na Feira Municipal, com comerciantes locais ou em suas próprias quitandas.
Melhoramento Genético
Lançado no governo passado, o programa estava apresentando resultados insignificantes, com grande desperdício de sêmen, levando a maioria dos produtores a abandoná-lo.
A partir da adoção de critérios técnicos na aquisição de sêmen e da assistência veterinária gratuita, com visitas de um médico veterinário a todos os produtores, realizando avaliação ginecológica e diagnóstica de gestação dos animais, a inseminação artificial passou a apresentar ótimo índice de fertilidade. Hoje, a maioria dos produtores retomou à atividade e já colhem frutos deste serviço oferecido pelo governo municipal.

Edilson Rodrigues

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA