domingo, 2 de agosto de 2026

Defesa Civil de Itaperuna atualiza cadastro de pessoas acamadas que vivem em áreas de risco de inundação



A Prefeitura de Itaperuna, por meio da Defesa Civil Municipal, está realizando a atualização do cadastro de pessoas acamadas que residem em áreas que, em algum momento, já foram afetadas por inundações no município.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar o planejamento das ações de resposta em situações de emergência, permitindo que as equipes conheçam antecipadamente as necessidades específicas de cada morador, como o uso de ambulâncias e outros recursos essenciais para garantir a remoção segura e o atendimento adequado em caso de desastres naturais.

A ação é desenvolvida em parceria com o programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a integração entre os órgãos municipais na preparação para o período de maior atenção às condições climáticas associadas ao fenômeno El Niño.

Com o levantamento atualizado, a Defesa Civil poderá atuar de forma mais ágil e eficiente, priorizando o atendimento às pessoas com maior vulnerabilidade e fortalecendo o planejamento das ações preventivas.

Como solicitar a inclusão no cadastro

Famílias que possuam pessoas acamadas residentes em áreas de risco de inundação e que ainda não estejam cadastradas, podem solicitar a inclusão no projeto.

Para isso, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da Defesa Civil, pelo número (22) 3824-6334, informando a situação e solicitando o cadastramento.

A Prefeitura de Itaperuna reforça que a prevenção e o planejamento são fundamentais para reduzir riscos e proteger vidas, especialmente durante períodos de maior ocorrência de eventos climáticos extremos.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA