quinta-feira, 13 de março de 2014

Estado inaugura academia para terceira idade em São Fidélis

Academia da Terceira Idade (ATI), da Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV) de São Fidélis, Norte Fluminense, foi inaugurada na última terça-feira (11/03).

A unidade já conta com mais de 300 idosos nesta, que é a 40ª academia entregue e que pertence ao Projeto 3ª Idade Saudável. O programa conta com diversos equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica do idoso. A instalação tem como diferencial o acompanhamento de todas as atividades por profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição e técnico de enfermagem.


O secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, ficou satisfeito.


- Após o início dos exercícios e do alongamento, os alunos passam a ter mais disposição, flexibilidade, equilíbrio e autonomia. Alguns diminuem até a quantidade de remédios. Além dos efeitos na saúde, eles têm ainda convívio com o grupo, reinserindo esses idosos no convívio social - afirmou o secretário

Cuidadora de uma idosa de 96 anos que ainda está lúcida, Naelza Lopes Coimbra, de 61, não fazia nenhuma atividade física e resolveu fazer sua inscrição. “Eu trabalho na parte da noite e durante o dia não fazia nenhum exercício. Quando eu soube do projeto da academia e que teria acompanhamento com professor de educação física e tudo, comentei com a senhora de quem eu cuida e ela me incentivou a me inscrever. Ela me disse que eu tinha primeiro que cuidar de mim para continuar cuidando dela”, contou dona Naelza, que será amiga de ginástica de Ayene Campos Leite, de 79 anos.


- Farei 80 anos em breve e me sinto bem. Quero continuar bem disposta, andando sozinha, cuidando do meus netos e, para isso, preciso estar saudável - disse dona Ayene, empolgada para as aulas.

Em todas as unidades, as aulas ocorrerão de segunda a sexta, em dois turnos, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Para participar das aulas, o idoso pode procurar o professor de educação física da academia que fica no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), na Av. José de Souza Faria (ao lado do Posto do INSS).



Ascom da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de vida

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA