terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Emater-Rio capacita produtores com foco na saúde animal

Curso abordou temas como doenças, qualidade do leite, saúde pública e bem-estar

O manejo adequado do rebanho leiteiro previne doenças e aumenta o retorno econômico da atividade, além de conferir mais qualidade ao leite, garantindo a saúde pública e o bem-estar dos animais. Para atender à demanda de pequenos pecuaristas e evitar prejuízos com a morte de bezerros, a Emater-Rio de Santo Antônio de Pádua promoveu um curso sobre bovinocultura de leite, que tratou de temas que os pecuaristas enfrentam no dia-a-dia.

- O objetivo foi esclarecer questões que os pecuaristas apresentam quando procuram por assistência técnica. A morte de um bezerro é um grande prejuízo para o produtor familiar e, na maioria das vezes, cuidados simples no manejo podem evitar tais perdas - explicou a coordenadora do curso Priscila Corradi, veterinária da Emater-Rio, empresa vinculada à secretaria estadual de Agricultura.

Foram quatro aulas, em janeiro, com palestras que abordaram algumas das principais doenças infecciosas que acometem os bezerros, como brucelose, febre aftosa, manqueira, varíola, fascíola, entre outras; além de mastite e das zoonoses – doenças que podem ser transmitidas aos humanos pelos animais.

Além de Priscila, foram palestrantes o agrônomo da Emater-Rio, Aluísio Massote, e o veterinário da Defesa Sanitária, João Márcio. As palestras abordaram também legislação, crédito rural e crédito fundiário, e sobretudo os fatores que interferem na qualidade do leite, como alimentação do rebanho e higiene.

- Os produtores devem ter consciência de que primar pela qualidade é importante para atender o consumidor final. O leite que eles produzem alimenta crianças, idosos, está na mesa da família brasileira - disse Priscila.
Para Cleide Mendes, que tira 40 litros de leite no Sítio Boa Sorte, o curso foi proveitoso.

- Muita coisa já tinha acontecido comigo e eu não sabia o que era, nem como resolver - disse a produtora.

Com 17 anos, Everton Mendel quer usar o que aprendeu para ajudar os pais a tocar o sítio.

- Me sinto mais preparado para cuidar dos animais - afirmou.

A indústria de laticínios Nata foi parceira na realização do curso e proporcionou uma visita técnica em suas instalações, para que os produtores pudessem conhecer o processo de beneficiamento do leite. O fechamento do curso ocorrerá em fevereiro, com um dia de campo em propriedade rural com pastoreio rotacionado, apresentado aos participantes como forma de manejo sustentável.

Ascom da Secretaria de Agricultura

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA