segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rio Rural: maior concentração de recursos do Bird no setor

Programa do Governo do Estado é o protagonista em ações de sustentabilidade no interior fluminense

Às vésperas da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), o Estado do Rio se destaca em iniciativas de sustentabilidade, que aumentam a renda dos produtores e melhoram a qualidade dos produtos agrícolas. O programa Rio Rural, iniciativa da Secretaria de Agricultura, concentra o maior volume de recursos do Banco Mundial (Bird) no setor e poderá ser replicado em outros países do mundo.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, afirmou que o estado é protagonista na adoção de técnicas produtivas ambientalmente adequadas.

– Temos apenas 0,5% do território brasileiro e não podemos competir em volume de produção. Por isso, buscamos um produto final melhor, com menos agrotóxicos, baseado em propostas sociais e adequado às vocações do estado, como hortifruti e produção leiteira – disse Áureo.

O Rio Rural também foi destaque no evento “Dias da Terra e Água”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) este mês, na Itália. Durante o encontro, a FAO elogiou o trabalho do governo estadual e destacou que o programa pode ser replicado em outros países.

– Em 2011, estivemos no Senegal para replicar – em caráter ainda experimental – nosso trabalho. Também nos disponibilizamos a compartilhar, através de acordos de cooperação, tecnologias como o simulador de microbacias, que projeta o cenário futuro dessas regiões depois da implantação de todas as atividades catalogadas – afirmou o secretário.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA