terça-feira, 29 de maio de 2012

Governo do Estado lança campanha de prevenção ao câncer de mama

Objetivo da ação é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença

O Governo do Estado em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SNM) e a prefeitura do Rio lançou, nesta segunda-feira (28/5) a campanha nacional de prevenção ao câncer de mama. A intenção é conscientizar as mulheres brasileiras sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Com o slogan “Eu amo meus peitos”, a campanha foi oficializada no Centro de Diagnóstico por Imagem (Rio Imagem), que oferece exames gratuitos, inclusive a mamografia. Desde a inauguração do equipamento, 10.300 exames deste tipo foram realizados no centro que, em média, atende cerca de 100 mulheres diariamente em seu setor de mama.

- Estamos na primeira fase que é a de ampliação do acesso ao diagnóstico deste tipo de câncer, mas há uma segunda fase que é tão ou mais difícil que é o acesso ao tratamento. Acho que o nosso grande desafio é dar acesso para que a população possa definitivamente realizar o tratamento adequado em nossas unidades. Estamos falando em salvar vidas, mas também em evitar mutilações. Há um compromisso meu e do secretário de saúde municipal. Solicitei ao Inca e à Fundação do Câncer para que consigamos fazer um mapa de uma rede assistencial de Oncologia em todo o nosso estado. E um dos nossos grandes focos será a mulher – destacou o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.

Estado já realizou 89% do número de mamografias feitas em 2011
A Secretaria de Saúde tem investido no diagnóstico precoce da doença. Só em 2011, o Estado registrou um aumento de 247% no número de exames realizados, em comparação com o ano anterior. Nos quatro primeiros meses de 2012, as unidades estaduais - Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart e Rio Imagem - realizaram 14.849 mamografias. O número representa 89% de todos os exames do tipo realizados no ano passado inteiro (16.607).

Cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são esperados por ano no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entretanto ações simples como a auto-palpação, exame feito pela própria paciente, recomendado para mulheres com menos de 35 anos, e a mamografia, indicado para mulheres com idade acima dos 40, podem reverter este quadro aparentemente assustador.

- O ideal é que não se tenha medo de enfrentar o exame. Ele é rápido e eficiente. O lucro é muito maior do que o incômodo. Fazer o diagnóstico no estágio inicial faz toda a diferença. Recomendamos que dos 40 aos 50 anos as mulheres realizem a mamografia de dois em dois anos e, anualmente, dos 50 anos em diante - ressaltou a radiologista do Rio Imagem, Maria Luísa Pinero Marsillac.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA