sábado, 31 de maio de 2025

Aprovada no Congresso a obrigatoriedade de exame toxicológico para CNH



Foto: Reprodução 



O Congresso Nacional aprovou a obrigatoriedade de exames toxicológicos para candidatos à obtenção de carteiras de habilitação para carros e motos. Esta medida, que ainda aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se tornar lei, tem como objetivo incluir todas as categorias de habilitação. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, passou por alterações no Senado antes de retornar à Casa Baixa. Uma das mudanças propostas pelo Senado, que foi posteriormente retirada pelos deputados, previa que motoristas que exercem atividade remunerada e condutores de motos, caso reprovados no exame toxicológico, não poderiam renovar suas habilitações.

Na versão final do texto, o exame toxicológico será utilizado exclusivamente para constatar o uso de entorpecentes, podendo também auxiliar em investigações de acidentes. Além disso, caso a lei seja sancionada, os subsídios gerados pelos exames toxicológicos serão destinados a beneficiar faixas de renda mais baixas, especialmente aqueles cadastrados no CadÚnico, um programa do governo federal. Esta medida visa facilitar a obtenção da primeira habilitação e estimular a geração de empregos, promovendo uma maior inclusão social.

A expectativa agora recai sobre a decisão do presidente Lula, que determinará se a obrigatoriedade dos exames toxicológicos será implementada para todas as categorias de habilitação. A medida é vista como um passo importante para a segurança no trânsito, ao garantir que motoristas estejam aptos a conduzir sem o uso de substâncias ilícitas.

JPNEWS

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Miracema conquista R$ 1 milhão para a saúde




Na sexta-feira (30/05), a prefeita Alessandra Freire e o vice-prefeito Maurício Soares receberam, com grande satisfação, o deputado federal Auro Ribeiro, que anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a área da saúde. Essa conquista reforça o compromisso com o bem-estar da população e vai fortalecer ainda mais os serviços de saúde pública no município.

Além disso, durante o encontro foram debatidos outros temas fundamentais para Miracema, como investimentos em infraestrutura, incentivo ao setor cultural e turístico, e a construção de um campo de grama sintética, um espaço que vai beneficiar o esporte e o lazer para todos.

O deputado Auro Ribeiro reafirmou seu compromisso com Miracema, destacando que a parceria com o município é prioridade em seu mandato. O apoio parlamentar é essencial para transformar projetos em realidade e garantir mais qualidade de vida para todos.

A Prefeitura de Miracema segue firme em seu propósito de construir um futuro com você, com diálogo, responsabilidade e compromisso.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Varre-Sai recebeu os novos professores concursados





A Prefeitura de Varre-Sai realizou, nesta semana, a cerimônia de posse dos novos professores aprovados no último concurso público municipal. O evento, marcado por emoção e entusiasmo, simbolizou não apenas o início de uma nova jornada profissional para os educadores, mas também o fortalecimento da rede municipal de ensino e o investimento contínuo em uma educação pública de excelência.

A Prefeitura de Varre-Sai deseja sucesso a cada novo servidor público, reconhecendo o papel fundamental que os professores desempenham na formação de cidadãos e na construção de um município mais justo, humano e desenvolvido. 

A posse dos concursados reforça o compromisso da administração com a qualidade do ensino e com o futuro das próximas gerações.




COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Cordeiro recebe nova edição do RJ Para Todos + Serviços com atendimentos gratuitos à população







A população de Cordeiro será contemplada com mais uma edição do programa RJ Para Todos + Serviços, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que leva cidadania e dignidade a diversas regiões.

Data: 04 de junho (quarta-feira)
Entrega de senhas: das 9h às 11h
Local: Praça Quadra de Areia, Bairro Retiro Poético
Serão oferecidos, de forma totalmente gratuita, os seguintes atendimentos:
- Emissão da segunda via da carteira de identidade (necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento original e CPF);
- Isenção para certidões de nascimento, casamento e óbito;
- Acesso à carteira digital de trabalho e ao balcão de empregos;
- Atendimento de assistência social.

A ação busca facilitar o acesso a documentos essenciais e serviços básicos, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além de promover a inclusão cidadã, o programa fortalece a presença do poder público nas comunidades, garantindo direitos e ampliando oportunidades.

O RJ Para Todos + Serviços tem percorrido diferentes municípios do estado com uma estrutura itinerante, oferecendo atendimento humanizado e resolutivo. Em Cordeiro, a expectativa é atender centenas de moradores, com orientação de profissionais capacitados e suporte logístico para garantir conforto e agilidade no atendimento.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Italva realiza 4ª Conferência Municipal do Idoso com foco na promoção de direitos e cidadania






Na quinta-feira, dia 29 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso, realizou na Câmara de Vereadores de Italva a 4ª Conferência Municipal do Idoso.

A Conferência teve como objetivo discutir e propor ações para a defesa, promoção, proteção dos direitos e da cidadania das pessoas idosas.

Compareceu além dos Conselheiros Municipais, os Vereadores, Claudioney Mesquita, Victor Mota, Jocimar Machado (Fio), Lucas Mioti (Chupeta), a Gestora Ângela Souza, os Secretários, Antônio Elias, Pastor Lucas Cordeiro e a Conselheira Srª Ângela Vitarelli (quem proferiu a palestra magna).

A Sociedade Civil também ocupou este espaço de debate com o objetivo de trazer para o município políticas públicas que atendam às reais necessidades dos idosos.

O Grupo Idade Feliz compareceu e participou ativamente da conferência, inclusive apresentando algumas de suas ações apresentadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Promoção Esse Carro É Meu - Supermercados Fluminense






 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Sacola Cheia - Supermercados Fluminense



 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Construção da ponte de madeira em Santa Cruz vai melhorar o acesso rural







A Secretaria Municipal de Defesa Civil e a Secretaria de Obras e Infraestrutura de Pádua anunciaram a conclusão da recuperação e construção de uma ponte na estrada vicinal do distrito de Santa Cruz. A estrutura havia sido destruída devido ao transbordamento do rio, que comprometeu o acesso na região.

A ponte é de grande importância para a comunidade local, pois conecta as principais vias de escoamento de mercadorias dos produtores rurais na área de Rochedo, além de ser a rota mais viável para o deslocamento dos moradores às suas residências. 

A iniciativa reforça o compromisso da administração pública municipal em investir recursos públicos para atender às demandas das comunidades da zona rural de Pádua, promovendo mais segurança e mobilidade para os habitantes da região.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública





O Conselho Comunitário Municipal de Segurança Pública de Cardoso Moreira se reuniu na tarde de ontem (28) para debater importantes demandas relacionadas à segurança pública em nosso município.

O encontro contou com a participação de autoridades locais, representantes da sociedade civil e membros das forças de segurança, fortalecendo o diálogo e a busca por soluções conjuntas que garantam mais tranquilidade à população cardosense.

Além disso, foram discutidas estratégias de prevenção, ações de fiscalização e a importância da colaboração da comunidade para fortalecer a segurança coletiva.

A segurança é um compromisso de todos!

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Cordeiro participa de reunião estratégica no RJ para reforçar a Segurança Pública






Na última terça-feira, 27 de maio, o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Cordeiro, Luiz Werling, e o diretor administrativo da pasta, Amilton Luiz F. de Souza, participaram de uma reunião no Gabinete de Gestão de Crise (GGC), a convite da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.

O encontro teve como foco o debate de temas estratégicos para o fortalecimento das ações integradas entre Estado e municípios na área da segurança pública.

Durante a reunião regionalizada, o secretário Luiz Werling destacou a importância da implantação de um sistema de monitoramento integrado em Cordeiro, além da necessidade de capacitação contínua dos agentes e da realização de concurso público para a Guarda Municipal.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Porciúncula em ação conjunta para limpeza da cidade e combate as arboviroses







As secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, Defesa Civil, Agricultura e de Estradas, ao longo do mês de maio, realizaram importantes ações de limpeza urbana e de combate aos focos dos mosquitos que causam dengue e febre Oropouche.

As equipes se empenharam em um mutirão para a limpeza de ruas, praças e áreas públicas, com capina, varrição, retirada de entulhos e materiais em decomposição. Tudo isso para trazer segurança, saúde, bem-estar e tranquilidade para o cidadão porciunculense.

A Prefeitura de Porciúncula tem se empenhado também em outras ações de saúde, educativas e sociais para o combate às arboviroses, diante ao aumento dos casos no município.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura de Natividade promove ações de conscientização durante o Maio Laranja






A Prefeitura de Natividade através da Secretaria de Assistência Social, desenvolveu este mês ações relacionadas ao Maio Laranja, que enaltece a campanha contra ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes.

Foram realizadas palestras no Cras do bairro Cantinho do Fiorello, com a equipe do Creas com a participação do Programa Criança Feliz, tendo o tema de conscientização nos equipamentos, com a participação dos técnicos de referência.

Palavras da secretária Karine França: a Secretaria de Assistência se faz presente com uma programação para o calendário colorido anual, o qual devemos conscientizar toda a comunidade, não só sobre os direitos, mas também sobre a proteção de toda e qualquer violação. Que o maio laranja fique sempre marcado, para que possamos proteger nossas crianças e adolescentes.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Preço no chão - Supermercados Fluminense








 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Promoção Esse Carro É Meu - Supermercados Fluminense






 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Pádua celebra a criação da Expo Gospel: um marco na cultura cristã da cidade


Uma nova etapa na valorização da cultura cristã de Santo Antônio de Pádua foi oficializada nesta semana com a sanção da Lei nº 4.385, que cria oficialmente a Expo Gospel na cidade. O projeto, apresentado com fé, propósito e dedicação, promete transformar o calendário cultural local e fortalecer os laços da comunidade através da música, fé e união.

A iniciativa nasceu do desejo de promover um espaço dedicado à celebração da cultura gospel, reunindo artistas, fiéis e visitantes em um evento que promete ser referência na região. A primeira edição da Expo Gospel está marcada para os dias 7, 8 e 9 de agosto, e já desperta grande expectativa entre os moradores e lideranças locais.

A idealizadora do projeto, a vereadora Vanderléia Marques que também é uma das principais apoiadoras, expressou sua gratidão pela aprovação da lei e pelo apoio recebido. “Quando um sonho coletivo se torna realidade, é sinal de que estamos no caminho certo. Essa feira é uma oportunidade de fortalecer nossa fé, nossa cultura e nossa união como povo”, afirmou.

A Expo Gospel visa não apenas celebrar a fé, mas também promover a cultura local, incentivar artistas gospel e criar um espaço de convivência e esperança para toda a comunidade. Além de shows, o evento deve contar com momentos de oração, reforçando o espírito de união e fé. 

A expectativa é que a feira se torne uma tradição anual, contribuindo para o desenvolvimento cultural e turístico da cidade. “Grandes coisas estão por vir! Estamos confiantes de que essa iniciativa trará muitos benefícios e fortalecerá ainda mais nossa identidade cristã”, concluiu Vanderléia.

Com a realização da Expo Gospel, Santo Antônio de Pádua dá um passo importante na valorização de sua cultura e na promoção de valores que unem e inspiram sua população. A cidade aguarda ansiosamente por esse momento especial, que promete marcar história e fortalecer a fé de todos os seus habitantes.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Homem tenta se desfazer de drogas, mas acaba preso durante abordagem em Pádua

 


A seção de comunicação social do 36º BPM informa que no dia 29/05, rua Ramiro Duarte Coutinho, S/N - Dezessete, Santo Antônio de Pádua guarnição em patrulhamento teve a atenção voltada para 02 homens que estavam juntos e ao avistarem a viatura militar demonstraram nervosismo e se deslocaram em direções opostas, tendo um homem se aproximado da viatura para ser abordado momento em que o outro homem de 28 anos empreendeu fuga em uma bicicleta.

Parte da guarnição fez acompanhamento de a2, logrando em alcançar e abordar o mesmo, foi dado voz de parada a a2, porém o mesmo não obedeceu no primeiro momento, que enquanto não obedecia a ordem legal o acusado se desfez de volumes, a guarnição conseguiu pará-lo e após revista pessoal nada de ilícito fora encontrado com a2, contudo após a abordagem,  a guarnição retornou ao ponto em que a voz de parada foi dada, localizando 07 pinos de cocaína (03 gramas) jogados ao longo do perímetro em que foi feito contato com o acusado. 

Diante do exposto, guarnição conduziu o acusado a 136ª DP para apreciação dos fatos, sendo efetuado registro com base no artigo 33 da lei 11.343/2006, permanecendo o acusado preso à disposição da justiça.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeito de Pádua participa de reunião em Brasília para viabilizar ciclovia no município

 

Foto: Comunicação Social


O prefeito de Pádua, Paulo Roberto esteve em Brasília para participar de uma reunião importante no Ministério dos Transportes, com o objetivo de promover melhorias na mobilidade urbana e na segurança do município. Acompanhado por uma comitiva de vereadores locais, o gestor se reuniu com o secretário executivo da pasta, Dr. Santoro, e o deputado Max Lemos.

Foto: Comunicação Social


O foco principal do encontro foi discutir a retirada dos trilhos de trem que atravessam a cidade, uma ação que permitirá a implementação de uma ciclovia no local. Segundo o prefeito Paulinho, a realização desse projeto trará benefícios significativos para a comunidade paduana.

“Transformar o espaço onde estão os trilhos em uma ciclovia é um sonho antigo, que agora está mais próximo de se tornar realidade”, declarou o prefeito. Ele ressaltou que a iniciativa deve contribuir para melhorar o trânsito, oferecendo uma alternativa de transporte mais sustentável e segura. Além disso, o projeto visa aumentar a segurança dos pedestres e diminuir os acidentes nas ruas urbanas, um problema que tem impactado a rotina dos moradores de Pádua.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Porciúncula conquista títulos no projeto Forças do Esporte




Entre os dias 19 e 23 de maio, Porciúncula participou ativamente dos Jogos Escolares – Projeto “Forças do Esporte”, ao lado dos municípios de Natividade e Varre-Sai. O evento reuniu mais de 1.200 alunos de 21 escolas, disputando em cinco modalidades: Tênis de Mesa, Atletismo, Voleibol, Futsal e Xadrez.




O objetivo do projeto é promover a integração entre os estudantes, estimulando o espírito de competitividade saudável, pautado em valores como respeito, disciplina e boa conduta. Mais do que competições, os jogos representam um importante espaço de formação cidadã e de incentivo ao esporte escolar em nossa região.

Porciúncula obteve destaque com vitórias importantes: a Escola Municipal João Francisco Braz foi campeã no Atletismo e o Centro Educacional São José conquistou o título no Voleibol.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Alerj aprova “botão do pânico” em unidades de saúde do Rio de Janeiro



Deputado Guilherme Delaroli quer maior segurança para os profissionais da Saúde
Foto: Octacilio Barbosa/Alerj


Profissionais que atuam em unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro poderão acionar um “botão do pânico” para alertar ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Polícia Militar, em caso de violência ou ameaça durante o exercício da profissão. É o que estabelece o Projeto de Lei 1975/2023, do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Guilherme Delaroli (PL).

A proposta foi aprovada em primeira discussão, nesta quarta-feira (28/05), no plenário da Alerj, já com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça; Saúde; Segurança Pública, Trabalho e Orçamento. Agora, será submetida à redação final, para segunda votação, antes de seguir para o governador Cláudio Castro (PL), responsável pela sanção ou veto da lei.

Um levantamento do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), realizado entre 2018 e 2023, apontou que, a cada três dias, um médico é agredido durante o exercício profissional no Rio de Janeiro. Agressões verbais, assédio moral, agressões físicas, ameaças ou intimidações representam, respectivamente, as maiores ocorrências registradas.

De acordo com o projeto de lei, o dispositivo de segurança poderá ser acionado em unidades públicas ou privadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, vigias e demais profissionais desses estabelecimentos.

A intenção é proporcionar maior segurança e minimizar ameaças à integridade física e emocional, diante de situações do exercício da profissão que causem risco de morte, lesão corporal, dano psicológico ou psiquiátrico, e dano patrimonial.

“Infelizmente, situações de risco dentro das unidades de saúde não são pontuais, agressões fazem parte do dia a dia desses profissionais, e vem sendo relatadas com frequência na imprensa. A intenção, com o botão do pânico, é que o reforço policial chegue rápido, para minimizar danos e até mesmo mortes”, argumenta o deputado estadual Guilherme Delaroli.

As despesas para implantação do “botão do pânico” correrão a partir do orçamento anual destinado à Secretaria de Estado de Saúde e do Fundo Estadual de Saúde.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura de Miracema e Águas do Rio investem em esgoto e drenagem em Santa Tereza





A Prefeitura de Miracema, por meio da Secretaria Municipal de Obras, deu mais um passo importante para a melhoria da infraestrutura urbana da cidade. Nesta semana, foi realizada uma reunião técnica com a equipe de engenheiros da empresa Águas do Rio, consolidando uma parceria para a execução de obras emergenciais no bairro Santa Tereza.

Durante o encontro, ficou definido que a Águas do Rio será responsável pelos reparos na rede de esgoto, com ênfase na regulamentação das ligações de esgoto nas ruas Governador Roberto Silveira e vias transversais – uma demanda urgente da comunidade local.

Já a Secretaria Municipal de Obras ficará encarregada da construção de galerias de águas pluviais, promovendo maior eficiência no escoamento da água da chuva e contribuindo para a prevenção de alagamentos.

“Nosso objetivo é garantir mais qualidade de vida para a população, com ações conjuntas e coordenadas que tragam soluções reais para problemas históricos”, destacou a prefeita Alessandra Freire.

A união entre o poder público e a concessionária reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua da infraestrutura e o cuidado com os bairros da cidade.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Promoção Esse Carro É Meu - Supermercados Fluminense






 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Quinta da Carne - Supermercados Fluminense





 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Pádua firma convênio para construção de 100 moradias populares pelo Minha Casa, Minha Vida

 

Foto: Comunicação Social



Pádua vive um momento muito importante na sua política habitacional. Recentemente o prefeito Paulo Roberto anunciou a assinatura de um convênio com a Caixa Econômica Federal, que vai transformar a realidade de muitas famílias.

Esse acordo vai possibilitar a construção de 100 casas populares no município, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi recebido com muita esperança pela comunidade, pois representa um avanço real na luta por moradia digna. Com o convênio assinado, os recursos federais necessários para iniciar as obras estão garantidos, dando um passo concreto para reduzir o déficit habitacional na cidade.

Foto: Comunicação Social


Ainda não foram divulgados detalhes sobre a localização das casas ou os critérios de seleção das famílias beneficiadas, mas a expectativa é grande. A construção dessas moradias não só vai proporcionar um lar seguro para muitas famílias, como também deve movimentar a economia local, gerando empregos na construção civil.

O prefeito Paulinho destacou a importância dessa parceria e do esforço da administração municipal para fazer esse sonho acontecer. “Este é um dia de muita alegria para Pádua. A assinatura desse convênio é resultado de muito trabalho e dedicação. Acreditamos que todos têm direito à moradia, e estamos dando um passo importante para que mais famílias possam conquistar a casa própria”, afirmou o prefeito.

Agora, o foco está nos próximos passos do projeto, como o cronograma de obras e os procedimentos para inscrição e seleção das famílias que irão receber as novas moradias.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Porciúncula conquista títulos no projeto Forças do Esporte




Entre os dias 19 e 23 de maio, Porciúncula participou dos Jogos Escolares – Projeto “Forças do Esporte”, ao lado dos municípios de Natividade e Varre-Sai. O evento reuniu mais de 1.200 alunos de 21 escolas, disputando em cinco modalidades: Tênis de Mesa, Atletismo, Voleibol, Futsal e Xadrez.

O objetivo do projeto é promover a integração entre os estudantes, estimulando o espírito de competitividade saudável, pautado em valores como respeito, disciplina e boa conduta. Mais do que competições, os jogos representam um espaço de formação cidadã e de incentivo ao esporte escolar em nossa região.

Porciúncula obteve destaque com vitórias importantes: a Escola Municipal João Francisco Braz foi campeã no Atletismo e o Centro Educacional São José conquistou o título no Voleibol.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Itaperuna presente no Dia Internacional da Biodiversidade





A Prefeitura de Itaperuna, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou do evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em celebração ao Dia Internacional da Biodiversidade.

Na oportunidade, o município foi contemplado com o Atlas das Unidades de Conservação, placas de sinalização para as UCs e câmeras de monitoramento, fortalecendo ainda mais a preservação ambiental em nossa região.

O secretário de Meio Ambiente, Arcênio Jubim, agradeceu pessoalmente ao presidente do INEA, Renato Jordão, e ao secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, pelo apoio por meio do Programa Limpa Rio, pelas mudas doadas para reflorestamento, e pela nossa habilitação no Licenciamento Ambiental Municipal.

Durante o encontro, foram debatidos temas como processos de licenciamento, faixa marginal de proteção (FMP) e também foi realizado o convite para que estejam presentes na nossa Semana do Meio Ambiente.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA