sábado, 11 de junho de 2016

Agentes de Desenvolvimento do Noroeste participam de Encontro Estadual em Nova Friburgo


O Noroeste Fluminense marcou presença no terceiro Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento promovido pelo Sebrae/RJ na última terça-feira, 7 de junho, no Hotel Vila Verde, em Nova Friburgo. Os Agentes de Desenvolvimento (AD) compartilharam experiências e boas práticas e debateram temas de interesse, como a desburocratização e a inserção de micro e pequenas empresas nas compras governamentais. A comitiva do Noroeste contou com ADs de Itaperuna, Varre-Sai, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Italva e Bom Jesus do Itabapoana. O Encontro foi transmitido ao vivo pelo Facebook e registrou 5.844 visualizações.

Um dos principais assuntos debatidos foi a formação de redes de Agentes de Desenvolvimento. Lideranças dos grupos das regiões Serrana, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul falaram sobre o trabalho que vêm desenvolvendo. Coordenadora da Fiscalização Tributária de Santo Antônio de Pádua, a agente Rosemeri Santos apresentou o painel sobre a Rede de ADs no Noroeste, e destacou a importância de fortalecer os pequenos negócios locais em cada município e implementar medidas que facilitem a vida do empreendedor.“Nossa região ainda não tem o serviço de alvará online, por exemplo, e queremos que nossos microempresários tenham esse serviço”, afirma Rosemeri.

A Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Noroeste formalizou-se no fim de 2015 e tem a participação de nove dos 13 municípios da região. Atualmente, apenas Bom Jesus de Itabapoana e Natividade têm Sala do Empreendedor; mas Miracema, Itaocara e Itaperuna estão prontos para inaugurar as suas unidades. O coordenador regional do Sebrae no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, participou no evento. “Nosso papel é capacitar os ADs e ajudar as prefeituras a implantar mecanismos que simplifiquem e desburocratizem o processo legal das compras públicas, priorizando a aquisição com fornecedores locais”, esclarece.

Outro destaque do Noroeste foi o piscicultor André Viana, de Itaperuna, que foi apresentado como caso de sucesso. Ele contou sua experiência com a venda de pescado para as escolas municipais a partir da participação nas oficinas do programa Compra Mais 2, convênio entre Sebrae e Governo do Estado, que tem por objetivo incluir produtos da agricultura familiar na merenda escolar. “O produtor acha que quem vende para o governo não recebe, mas não é assim, vale muito a pena. Hoje essas vendas representam 60% a 80% do que produzimos”, conta André.

Ainda sobre o papel das compras governamentais, a secretária de Educação de Três Rios, Carla Monnerat, afirmou que a Prefeitura prioriza a aquisição de alimentos de produtores locais para a merenda escolar. “Hoje já cumprimos a Lei 11.947 que determina um mínimo de 30% do valor da merenda escolar adquirida da agricultura familiar, as crianças têm uma alimentação mais saudável e os produtores estão ganhando com isso”, destaca a secretária.

Em outro painel, Delmir Custódio, assessor da presidência da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre o Registro Integrado (Regin). Hoje 68 municípios do estado já estão no sistema do Regin e o Corpo de Bombeiros está sendo integrado, o que representa um grande avanço. Para os agentes de desenvolvimento de Nova Friburgo, ele também levou uma boa notícia: “Em 45 dias, deve ser aberta a delegacia da Junta na cidade”.

Durante o encontro, foi apresentado o Portal Rio Oportunidades de Negócios, lançado há um mês pelo Sebrae/RJ e parceiros. O portal www.riooportunidadesdenegocios.com.br/ disponibiliza informações que auxiliam os empresários a pensarem estrategicamente para aproveitar melhor as oportunidades, como os editais de compras governamentais e as capacitações.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA