sexta-feira, 19 de abril de 2013

Morango de Nova Friburgo agora é marca coletiva

Novidade prevê que associação de produtores utilize marca por 10 anos


Em Nova Friburgo, na Região Serrana, os produtores de morango comemoram uma nova conquista que promete aumentar ainda mais a comercialização da fruta. Após o lançamento de marca, slogan e embalagens padronizadas e da inclusão do morango entre as atividades incentivadas pelo Programa Frutificar, da secretaria de Agricultura e Pecuária, a Amorango (Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo) conquistou, este mês, o registro de marca coletiva concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Válido nacionalmente por dez anos e com possibilidade de renovação, o registro só é concedido para pessoas jurídicas representativas de coletividade, como associações e cooperativas. A utilização de marcas coletivas possui regulamentação oficial, que prevê as condições de uso, bem como as sanções no caso de manejo indevido. Atualmente, a Amorango conta com 16 produtores associados, que produziram, em 2012, cerca de 165 mil caixas da fruta, provenientes dos 353 mil pés plantados no município serrano.

De acordo com o gerente técnico estadual de floricultura e fruticultura da Emater-Rio, Martinho Belo, a novidade fortalecerá os agricultores e agregará valor ao produto.

- Todos os consumidores vão ter a certeza de que estão adquirindo um morango de origem conhecida, um produto de sabor e com qualidade - afirmou.

Governo incentiva o plantio

Em março de 2011, o secretário estadual de Agricultura Christino Áureo autorizou a inclusão do morango no rol de produtos financiados pelo Frutificar, programa setorial de fomento à fruticultura irrigada no território fluminense. A medida integrou as ações emergenciais de reconstrução das áreas rurais da serra, após a catástrofe climática de janeiro de 2011. Na ocasião, foram liberados, inicialmente, R$ 272 mil para seis agricultores.

- O Frutificar foi fundamental na recuperação das lavouras, uma vez que viabilizou a compra de mudas e, dessa forma, garantiu a continuidade da produção - explicou Christino.

Segundo o gerente técnico Martinho Belo, a ação integrada entre os programas Frutificar, Prosperar, Rio Rural Emergencial e Estradas da Produção vem estimulando os agricultores a apostar na cadeia produtiva do morango em Nova Friburgo.

- Outros produtores estão buscado informações sobre o Frutificar. Muitos, já beneficiados, agora estão investindo em novas tecnologias como, por exemplo, o cultivo suspenso - acrescentou.

Dono de três áreas de produção nas localidades Vendas das Pedras e Salinas, em Nova Friburgo, José Luiz Brantes perdeu 30 mil pés de morango, em fase inicial de colheita, para as chuvas de 2011. Na época, foi um dos primeiros contemplados pelo Frutificar, investindo R$ 50 mil do programa na aquisição de uma carreta tracionada e na compra de mudas. A variedade utilizada foi a Camino Real, cujas plantas, provenientes da Califórnia (EUA), foram cultivadas no Chile, onde solo e temperatura são propícios a sua multiplicação, com clima semelhante ao de Nova Friburgo.

Atualmente, um contrato complementar de R$ 13 mil está em fase de tramitação. Com produção integralmente escoada para o Rio de Janeiro e para o mercado local, José Luiz tem como metas investir numa agroindústria de geleia, montar um receptivo turístico e aplicar novas tecnologias de manejo.

- A marca coletiva chegou num ótimo momento. Nosso diferencial de mercado são os morangos selecionados - comemora.

Por meio de linha de crédito específica para financiamento de projetos, com juros de 2% ao ano, o Frutificar também incentiva - com assistência técnica e apoio à comercialização - a produção de abacaxi, goiaba, coco, pêssego, banana, laranja, tangerina e limão.



Ascom da Secretaria de Agricultura

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA