terça-feira, 28 de junho de 2016

Secretário de Estado de Saúde visita Itaperuna e se reúne com prefeitos e secretários do Noroeste Fluminense


Nesta segunda-feira, 27, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, esteve em Itaperuna, onde se reuniu com o deputado Estadual Jair Bittencourt; prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão; Dr. Renam Catharina Tinoco; demais prefeitos e secretários da Região Noroeste Fluminense.

De acordo com o secretário de Estado Luiz Antônio, a reunião é uma oportunidade ímpar para conhecer as demandas de Itaperuna e região. “O mais importante aqui é ouvir vocês, saber no quê a gente pode ajudar”, comenta. O secretário ainda falou sobre o momento delicado pelo qual passa o Estado e, sobre a possibilidade de o Governo Federal realizar repasses nos próximos dias. “Se os recursos vierem, vamos priorizar o pagamento de UPA, depois, Farmácia Básica”, complementa.

O prefeito Alfredão pontuou justamente a situação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento - 24 Horas), cujos repasses do Governo do Estado não estão acontecendo, e a Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, acaba tendo que arcar com essa despesa. “Temos priorizado a Saúde. Estamos mantendo a UPA funcionando. A prioridade é a Saúde, mas, acaba faltando dinheiro para outras áreas”, diz Alfredão.

O deputado Jair citou a necessidade de fortalecer o Hospital São José do Avaí (HSJA), e recuperar os outros hospitais da região. “Nós precisamos fortalecer o Hospital São José do Avaí e precisamos manter os hospitais das outras cidades funcionando”, afirma.

Já o secretário de Saúde de Itaperuna, Marcelo Poeys, agradeceu à direção do HSJA pelo apoio, junto ao município de Itaperuna e os demais municípios e ratificou as palavras do prefeito Alfredão. “Nós estamos destinando grande parte da verba do município para manter a UPA funcionando. Isso tem despendido parte dos nossos recursos. Nós pedimos esse olhar mais atencioso por parte do Estado e que possa ser solucionada essa questão dos repasses do Estado para a UPA”, reforça Marcelo.

Os demais prefeitos e secretários foram unânimes ao pontuarem a necessidade urgente de o Governo do Estado do Rio de Janeiro disponibilizar recursos, ajustar os repasses para a UPA, aumentar a demanda de exames de média e alta complexidade, dentre outras questões. O secretário de Estado de Saúde Luiz Antônio disse que irá voltar à região, com o intuito de visitar os demais hospitais do Noroeste Fluminense.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA