terça-feira, 16 de julho de 2013

Audiência pública discute implantação de CTR em Mauá

A população mageense e autoridades locais participaram da audiência pública promovida pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) da Secretaria de Estado do Ambiente. O encontro realizado no Magé Tênis Clube na quinta-feira, 11 de julho, e faz parte da fase de apresentação do empreendimento no processo de licenciamento ambiental junto ao INEA, solicitado pela empresa Terra Ambiental.
Centenas de pessoas estiveram no evento que contou com a participação da Promotoria do Ministério Público estadual, representantes do INEA, da CECA/SEA, e da empresa Terra Ambiental. A audiência pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), com relação ao requerimento de licença prévia feito pela Terra Ambiental e Incorporadora Ltda., tem o objetivo de instalar uma Central de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos – classes I e II – no bairro Jardim da Paz, em Mauá.
Uma central de tratamento classificada nos portes I e II recebe resíduos da coleta de origem doméstica e industrial com Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). O projeto também contempla áreas de beneficiamento de recicláveis, tratamento de chorume e queima dos gases emitidos pelos resíduos, entre outros módulos de aproveitamento apresentados.
Segundo o relatório preparado pela equipe técnica do Ministério Público estadual e apresentado pelo promotor Thiago Veras, "existe grande preocupação com o potencial de contaminação da área com risco de vulnerabilidade ambiental, afetando o Rio Inhomirim e o manguezal atingindo a Baía de Guanabara".
O governo municipal foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, que destacou a importância em esclarecer mais sobre o empreendimento para população. "Como representantes da comunidade mageense nós solicitamos à empresa que apresente mais detalhes sobre o projeto, assim como o Ministério Público que apontou uma análise crítica para que o CTR não se instale na localidade. Então nossa proposta é realizar um encontro no distrito de Mauá, com a participação dos moradores que serão os impactados diretamente pelo empreendimento", declarou.

 Assessoria de Comunicação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA