quarta-feira, 1 de maio de 2013

HORTA COMUNITÁRIA MOBILIZA ESCOLA DE ITAPERUNA

Com apoio da Emater-Rio, projeto sensibiliza crianças para a importância plantar alimentos


O contato com a terra pode proporcionar às crianças um aprendizado sobre o ato de cuidar. Com esta ideia na cabeça, o estudante de Psicologia Rodrigo Henrique Mello está coordenando um projeto que pretende, por meio de vivências diárias em uma horta, sensibilizar professores, pais e, principalmente, os alunos do Jardim de Infância Municipal Profª Maria Madalena dos Santos, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

A horta da escola é um lugar onde os estudantes podem aprender a importância de cuidar, seja das coisas, seja das relações humanas.

- Queremos mostrar a importância do cuidado das pessoas entre si, com a natureza, com as coisas, com a própria escola - diz Rodrigo.

Ele chegou à instituição de ensino para fazer um estágio e elaborar um projeto de intervenção. Aproveitando o espaço físico da escola, que tem grande área verde, surgiu o projeto “Educar para cuidar e ser cuidado”, que está reativando o plantio das hortaliças no local.

Segundo Rodrigo, o objetivo é criar uma horta produtiva pela qual todos se sintam responsáveis, desenvolvendo a prática de cuidar através do cultivo de verduras e legumes, e ainda incentivar o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos.

- A criança que necessita de cuidados é a mesma que deve ser educada para cuidar. Isto vai criar um círculo virtuoso para o futuro. Eles vão aprender que quando se cuida, as coisas dão certo, dão frutos - esclarece o estudante.

Parceria com a Emater-Rio viabiliza o projeto

Para implantar a horta, Rodrigo procurou a assistência técnica da Emater-Rio, empresa vinculada à secretaria estadual de Agricultura. Luis Gustavo Marques, técnico agrícola lotado em Itaperuna, Renato Merigue Rodrigues, assessor técnico regional do Rio Rural, e Carlos Marconi, coordenador do Centro de Referência Agroambiental, estão dando suporte ao projeto.

- Como extensionistas, temos que buscar meios de promover a sustentabilidade e maior qualidade de vida. Este trabalho educa para o futuro, além de proporcionar alimentação saudável para estas crianças - afirma Renato.

Os trabalhos já começaram. Jorge Abreu, funcionário da escola, é o responsável pela horta, mas conta com a ajuda voluntária dos pais dos alunos e das próprias crianças nas tarefas mais simples. Os canteiros estão sendo preparados com adubo orgânico, doado pela secretaria municipal de agricultura. As primeiras sementes foram plantadas em bandejas, que ficarão abrigadas em uma mini-estufa. Quando as mudas de cada espécie estiverem no ponto certo, serão transferidas para o canteiro.

Voluntariado faz a escola crescer

O Jardim de Infância Municipal Profª Maria Madalena dos Santos tem 483 alunos, de 3 a 5 anos. A horta da escola estava desativada há mais de 3 anos, por falta de material humano. As diretoras Elem Picanço Calzolari e Maria da Penha Pereira estão animadas com o projeto.

- A horta possibilita à criança observar as mudanças. Elas vão acompanhar o plantio, o desenvolvimento e a colheita. Vão aprender a ter paciência, a esperar o tempo certo das coisas. É um trabalho engrandecedor - afirma Penha.

Os pais dos alunos também estão empolgados com a iniciativa e já se dispuseram a trabalhar como voluntários. Taiane de Queiroz Lino, mãe de Alekson, 4 anos, nunca teve contato com horta, mas já afirmou que vai disponibilizar um tempo em sua rotina para ajudar a cuidar dos canteiros.

- É importante que eu participe. Isso vai fazer parte da educação do meu filho, e tudo o que é bom para ele é bom para mim - disse Taiane.

O trabalho em equipe está dando certo. Alguns pais roçaram o terreno, outros conseguiram adubo, e todos estão se envolvendo.

- É muito bom ver as famílias participando da educação dos seus filhos -avalia a diretora Elem. Os alimentos produzidos na horta serão adicionados à merenda escolar e ofertados aos alunos, que poderão levá-los para casa.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA