quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Escola abraça sustentabilidade rural no Noroeste Fluminense

Parceria com o Colégio Estadual Chequer Jorge, de Itaperuna, teve início com palestra sobre impactos ambientais

O Noroeste Fluminense possui apenas 4% de sua cobertura nativa de Mata Atlântica, sendo a região com a maior degradação ambiental no estado. Entretanto, cada vez mais pessoas e organizações se sensibilizam e somam forças com o Rio Rural para mudar esse quadro. Em Itaperuna, o Colégio Estadual Chequer Jorge é o mais novo parceiro do programa a promover o desenvolvimento sustentável.
A convite da instituição de ensino, o Rio Rural e a Emater-Rio realizaram na última quarta-feira (3/10) uma palestra para os alunos do curso técnico em Meio Ambiente, sobre os impactos ambientais no Noroeste Fluminense. A atividade foi a primeira da parceria, firmada com a diretoria da escola para proporcionar aos alunos uma vivência extraclasse que agregasse conhecimento sobre os temas debatidos em sala de aula. A palestra foi proferida pelo coordenador do Centro de Referência Agroambiental do Noroeste, o biólogo e técnico da Emater-Rio, Carlos Marconi.
Segundo a professora Carmem Fernandes do Almo, a escolha do tema permite que os estudantes conheçam melhor a paisagem na qual trabalharão no futuro, no papel de técnicos. “Queremos que os alunos adquiram experiência. Esta parceria pode contribuir para abrir as portas do mercado de trabalho, para estagiários, em um primeiro momento, e para os profissionais de meio ambiente”, acrescentou Carmem.
Após apresentar as ações que historicamente transformaram o ecossistema da região, Marconi falou sobre a metodologia implantada pelo Rio Rural, que incentiva projetos que oferecem sustentação econômica, social e ambiental ao agricultor familiar.
O público foi muito participativo, fazendo perguntas e demonstrando interesse pelos projetos implantados na região em que moram. O estudante Ernandes Leite de Oliveira aprovou a iniciativa. “A conscientização é muito importante, muitas pessoas não têm acesso a esse conhecimento. E foi ótimo saber que é possível ganhar dinheiro sem degradar o meio ambiente, que a sustentabilidade é realmente viável”, disse Ernandes.
Escola é referência em boa gestão
No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Chequer Jorge foi avaliada como a escola estadual de melhor gestão no Rio de Janeiro. Seu curso técnico em Meio Ambiente tem duração de um ano e meio, com 85 alunos matriculados. No momento, o colégio está concorrendo para se tornar referência em gestão do ensino público para todo o país. O resultado será divulgado no dia 5 de novembro.
Na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, de 15 a 21 de outubro, outras atividades serão realizadas pelo Rio Rural, em parceria com a escola. O CRAA promoverá a campanha “Água Limpa para o Rio Olímpico” com apoio dos alunos, que vão coletar amostras de água do rio Muriaé e de córregos da cidade e farão análise qualitativa da água, com pastilhas fornecidas pelo Rio Rural. A campanha tem como meta proteger 2016 nascentes até as Olimpíadas do Rio e promover ações de proteção dos recursos hídricos.

Ascom – Rio Rural Noroeste Fluminense

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA