sexta-feira, 9 de março de 2018

Chuvas aumentam e assustam autoridades e população em Porciúncula



As comunidades de Bate-Pau e Dona Emília, na zona rural de Porciúncula, foram acordadas no susto na madrugada desta sexta-feira (09/03). A chuva forte, possivelmente uma tromba d’água que caiu por duas horas ininterruptas ocupou vias, pastos, várzeas , ruas e casas das localidades.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Defesa Civil, as comunidades de Bate-Pau e Dona Emília receberam em apenas 3 horas um grande volume de chuva. A chuva forte atingiu as comunidades de  2 às 5 horas da madrugada e causou grande impacto. Desde as primeiras horas da manhã, toda a equipe da Secretaria, sob a coordenação do superintendente de Defesa Civil, Edimaldo Ferreira, trabalha na limpeza de vias e presta auxílio aos moradores afetados. A Secretaria Municipal de Promoção Social também já está em alerta para oferecer toda a assistência necessária à população atingida.

ALERTA MÁXIMO
O rio Carangola, que banha a cidade, está despertando a atenção máxima das autoridades e população. No monitoramento feito na quinta-feira (08/03) às 16 horas, pela CPRM -Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais CPRM, o nível do rio Carangola estava em 2,58m. Hoje, sexta-feira, o nível já estava em 4,58m, às 8h45min. No momento, o rio Carangola está no nível de 4,70m, a apenas meio metro do transbordo.

Algumas casas já foram desocupadas na Rua Prefeito Sebastião Rodrigues França, na área conhecida como Beco do Areião. Os moradores foram levados para o Centro de Comercialização localizado no Parque de Exposições e estão recebendo o apoio da administração municipal. Os bairros conhecidos como Ilha e Operário já se encontram em estado de alerta máximo.
Máquinas e equipes da administração municipal estão na estrada que liga Bate-Pau a Antônio Prado/MG, retirando deslocamentos de terra e acabam de realizar um procedimento para conter o deslocamento de água de dois açudes que poderiam causar grande estrago nas comunidades rurais próximas. Segundo Edimaldo Ferreira, no momento, os açudes não apresentam riscos.

A previsão do tempo para o final de semana é de chuvas, havendo grande possibilidade de alagamentos, queda de barreira em encostas e enchentes.
A administração municipal está preparada para a situação de emergência. Todas as secretarias estão de sobreaviso, caminhões estão disponíveis para transporte de mudanças, locais preparados para receber a população desalojada e a equipe do Corpo de Bombeiros de Natividade já foi acionada para prestar atendimento ao município, assim como a Defesa Civil do Estado.
A população de Porciúncula, apesar da proximidade do rio Carangola e possibilidade de cheias, não se acostuma com as enchentes e sofre a cada estação de chuvas. A cidade teve uma trégua de 9 anos após a enchente de 2009. Agora, as águas voltam a assustar.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA