sexta-feira, 21 de julho de 2017

Varre-Sai vai realizar o 42º Festival do Vinho


Jota Quest é atração principal do Festival que celebra a cultura italiana do município




O clima ameno de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, somado à cultura italiana, descendência de quase 80 % dos moradores do município, regado ao vinho de jabuticaba e uva, tradição dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao local, são os ingredientes perfeitos para quem quer visitar a cidade no último domingo de julho (30/07) e conferir o 42º Festival do Vinho de Varre-Sai.

A Prefeitura Municipal de Varre-Sai, que organiza o evento através das Secretarias Municipais de Turismo e Esporte e de Educação e Cultura, adquiriu 4.200 litros de vinho da bebida de seis adegas do município. Uma das atrações principais é o grupo Jota Quest.
Mas os atrativos não param por aí. Os festejos começam na sexta-feira (28/07), a partir das 20 horas com o Desfile da Garota Festival do Vinho. Seguido de shows com Grupo Baden Baden, apresentação do bailado italiano, Banda Parâmetro e Camilo Lelis e Banda.

O som da Tarantela será ouvido nas ruas da cidade a partir das 17h30 do sábado com o desfile das famílias italianas levando alegria por onde passam. O desfile será acompanhado pelo grupo de música típica italiana de Venda Nova do Imigrante (ES), Toni Boni.

Na Área de Lazer e Esporte Pedro Nunes de Moraes acontecerá o Dia do Colono com apresentação do bailado italiano e shows com Ismael Vocal, Garotos Tradição e Moby Jam e na Tenda Cultural se apresentarão as Bandas Lyfera e Suate.

No domingo, o aquecimento para o Festival do Vinho, acontecerá a partir das 9 horas com o grupo Toni Boni. A abertura dos portões será realizada às 12 horas, ao som do DJ NT Brothers. E às 13 horas, o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, fará a abertura do primeiro barril de vinho sinalizando oficialmente o início do 42º Festival do Vinho de Varre-Sai.

Além da grande atração do Festival que é o grupo Jota Quest que se apresentará a partir das 18h30 de domingo, ainda acontecerão shows com as Bandas Alternative Stage (Tenda Cultural), Axé Mondo, Attività Power Trio, FM-Size e Petricor.

O secretário municipal de Turismo e Esporte, Adriano de Oliveira Silva, falou da escolha do show principal com o grupo Jota Quest.
“A expectativa é muito boa devido ao show do Jota Quest que é um grupo que ficou marcado no município porque chegaram a falar do show que fizeram aqui em uma entrevista de um programa de Tv. A cidade está de portas abertas para receber nossos vizinhos e visitantes para prestigiar o 42º Festival do Vinho, essa festa que se destaca com um dos maiores eventos da região”, frisou.

Oferecer um vinho de qualidade para os frequentadores do festival é também uma das preocupações da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes que contratou um enólogo que fez a degustação do vinho que será servido no Festival e lacrou os barris para que mantenham a qualidade da bebida que os apreciadores vão consumir no Festival.

O diferencial esse ano será a mudança no dia do desfile das famílias italianas que acontecia no domingo e esse ano acontecerá no sábado à tarde. A ideia da troca, discutida com as famílias italianas, é que os turistas aproveitem mais o desfile e não atrase o início do Festival no domingo.
“Esse ano teremos 20 famílias desfilando e estão todas animadíssimas. O desfile vem reforçar a colonização italiana em Varre-Sai e promove um resgate da música e alegria características dos italianos”, lembrou a diretora do Departamento de Cultura, Tereza Cristina Vieira de Oliveira Coutinho.

Na Tenda Cultural, além de apresentações musicais, acontecerá uma exposição com a história dos antigos festivais e dos 100 anos da Lira Santa Cecília.
“A gente espera que o 42º Festival do Vinho seja um sucesso, mobilizamos todas as Secretarias Municipais para estarem trabalhando no empenho de fazer um grande evento e a própria população está muito engajada com o evento. Convidamos a todos os moradores de municípios vizinhos e de todo o Estado do Rio, além de Minas Gerais e Espírito Santo que venham nos prestigiar nessa grande celebração da cultura italiana”, finalizou o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini.

O ingresso, que incluiu o caneco para consumir vinho à vontade, para o 42ª Festival do Vinho pode ser adquirido nos sites www.wayticket.com.br ou www.acesseingressos.com.br ou na Secretaria Municipal de Turismo de Varre-Sai, no comércio local ou ainda em postos de venda física nos municípios de Natividade, Porciúncula, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Tombos (MG). Para maiores informações, ligar para a Secretaria Municipal de Turismo de Varre-Sai (22) 3843-3200.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA