segunda-feira, 17 de julho de 2017

I Campeonato de Xadrez das Escolas de Varre-Sai


A Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na sexta-feira (14/07), na Escola Municipal Primo José Sobreira, um Campeonato de Xadrez entre as escolas públicas do município. O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, fez a abertura oficial do campeonato ao lado do secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Alberto da Silva, da diretora do Departamento de Educação, Dayselane Pimenta, do professor de Xadrez, José Carlos Monteiro (Paraíba) e dos diretores das escolas.
“Vim parabenizar os alunos, pois ainda não aprendi a jogar Xadrez. Esse campeonato é um sinal que a Educação está buscando melhorar a qualidade a cada dia, recentemente tivemos também um aluno que foi medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. E parabenizar aos professores também, pois vocês que fazem nossa Educação ficar melhor”, lembrou o prefeito.

Após uma triagem nas escolas, cerca de 122 alunos foram inscritos na competição disputada entre as Escolas Municipais Primo José Sobreira, Elídio Valentim de Moraes, Vargem Alegre, Cruz da Ana, com a participação ainda do Colégio Coração de Jesus. Os participantes disputaram em três categorias: de 9 a 11 anos; de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, feminino e masculino. Todos os que disputaram receberam medalhas de participação.
“O campeonato visa atingir a nossa proposta de utilizar o Xadrez para melhorar o desempenho escolar dos alunos, a concentração e o raciocínio lógico. E ainda melhorá-los enquanto cidadão, pois também ajuda muito na disciplina”, afirmou o secretário de Educação e Cultura.

O Projeto Xadrez na Escola foi implantado em fevereiro em quatro escolas municipais como instrumento para ajudar a melhorar a aprendizagem e será ampliado para as demais escolas de Varre-Sai. E quem ministra as aulas é o professor José Carlos Monteiro (Paraíba). Ele destacou que o campeonato é uma forma de incentivar os alunos e foi a primeira oportunidade desse novo momento.
“Estou muito orgulhoso de ter as crianças participando porque mostra a capacidade deles de se interessarem por esse esporte que é difícil e estão provando a capacidade de concentração e notável disciplina”, disse.

A aluna do 4º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Primo José Sobreira, Letícia da Silva Lima, 9 anos, ganhou a medalha de ouro na categoria 9 a 11 anos.
"Eu fiquei muito feliz porque não é todo dia que tenho uma oportunidade de jogar com alunos de outras escolas. O Xadrez é emocionante. Todas as crianças deveriam aprender a jogar. O Xadrez traz paz, harmonia e felicidade para a vida das pessoas", disse a aluna. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA