Não pode haver multa se fornecedor
não está cumprindo com o que foi acordado ou se há falha na prestação do
serviço
As novas regras para a solicitação de cancelamento de um plano de saúde
estão valendo desde maio, mas os usuários ainda têm dúvidas a respeito. Segundo norma
definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em novembro passado,
a partir de agora, as operadoras são obrigadas a encerrar contratos logo após o
pedido realizado pelo cliente. A nova regra, que entrou em vigor 180 dias após
sua publicação, define como deve ser realizado o processo de rescisão de
contrato de clientes de plano individual, familiar, e a exclusão de
beneficiários nas modalidades coletivo empresarial e por adesão. A novidade
vale apenas para os chamados “planos novos”, ou seja, celebrados após 1º de
janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998. Antes dessa
norma, não havia regras específicas sobre o tema.
De acordo com a resolução da agência reguladora, assim que o cliente
solicitar a rescisão do contrato, a empresa prestadora de serviços de saúde
deverá fornecer de imediado esclarecimentos sobre as possíveis consequências da
solicitação e um comprovante de recebimento do pedido. A partir desse momento,
o plano de saúde já estará cancelado e a empresa tem um prazo de dez dias para
enviar ao cliente o comprovante de cancelamento.
Na regra antiga, por exemplo, algumas operadoras não
permitiam o cancelamento do plano sem o pagamento de todas as taxas, o que
acabava levando o consumidor a acumular dívidas com a operadora. Agora, quando
o usuário decide solicitar o cancelamento do plano de saúde porque o fornecedor
não está cumprindo com o que foi acordado ou quando existe uma falha na
prestação do serviço, nenhuma multa deve ser cobrada. A ANS esclarece, no
entanto, que a empresa do plano de saúde está autorizada a cobrar multa
rescisória de quem solicitar o cancelamento antes da vigência mínima de 12
meses do plano. No entanto, este pagamento não deverá ser condição para o fim
do vínculo com a operadora.O objetivo da ANS ao editar a norma é extinguir possíveis ruídos na comunicação entre beneficiário e operadora no momento em que o primeiro manifesta sua vontade de cancelar o contrato de plano de saúde para si ou para seus dependentes e assegurar os direitos dos consumidores. Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Santa Cruz Coelho enfatiza que a medida é um avanço importante, pois deixa claro como o beneficiário deve fazer para obter o cancelamento do plano e estabelece o fluxo dessa solicitação, garantindo, assim, mais segurança nesse tipo de operação, protegendo o beneficiário.
Nos planos das modalidades coletivo empresarial e por adesão, o beneficiário pode solicitar na empresa onde trabalha, ou instituição trabalhista, a própria exclusão ou de dependentes do contrato. A empresa informa à operadora, que tem até 30 dias para tomar as medidas de cancelamento. A rescisão de contrato só terá efeito quando o segurado for comunicado. A norma define também que apesar da saída do titular do plano, os dependentes poderão continuar usando os serviços, mantendo as obrigações.
De acordo com a ANS, as operadoras que deixarem de cumprir as normas
determinadas na resolução estarão sujeitas ao pagamento de multa no valor de R$
30 mil.
Caso o beneficiário encontre alguma dificuldade para cancelar o plano ou
foi multado indevidamente, pode entrar em contato com a própria ANS em seus canais
de atendimento, formalizar uma reclamação junto à
Proteste-Associação de Consumidores pelo site ou pelo
Serviço de Defesa do Consumidor, no número 0800 282 2204, ou
recorrer ao Procon de sua cidade.
OGlobo
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