terça-feira, 20 de junho de 2017

Estado do Rio lança plano de economia solidária


Ideia é consolidar e ampliar o programa em áreas como agricultura familiar e moda


O Governo do Estado lança, na sexta-feira (23/6), o Plano Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro (PEES-RJ). A programação – em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Fórum Estadual de Economia Solidária e a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária da Alerj – acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro do Rio.

O plano foi concluído e publicado no Diário Oficial do Estado em 14 de setembro do ano passado e tem suas bases em políticas já existentes no Rio de Janeiro e dirigidas à sociedade civil.

O processo de elaboração do PEES obedeceu a princípios do planejamento participativo, característica da Economia Solidária, com o efetivo envolvimento de entidades públicas e de trabalhadores nas definições de temas e questões para consolidar e ampliar o programa no estado.

O documento final do plano foi precedido por 20 encontros e, ainda, pela III Conferência Estadual de Economia Solidária, – espaços de ampla participação do movimento em torno das demandas para fortalecimento. 

Para subsidiar a definição das diretrizes do PEES, os encontros foram organizados em etapas, onde foram discutidas finanças solidárias; agricultura familiar; artesanato; moda e decoração; reciclagem; pesca artesanal; comunidades tradicionais; serviços; alimentação; empresas recuperadas; cultura e comunicação; comércio justo e serviços.

O lançamento terá apresentações de grupos da economia solidária e do hino da economia solidária, e a participação de representantes de órgãos governamentais e empreendimentos econômicos solidários.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA