quinta-feira, 11 de maio de 2017

SES alerta para baixa procura pela vacina contra a gripe


Dia D da Campanha Nacional de Vacinação é nesse sábado, dia 13/05.


Oito a cada dez pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe na campanha deste ano não procuraram os postos de saúde para serem vacinadas. Fazem parte desse grupo as crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, as gestantes, os maiores de 60 anos, as mulheres com até 45 dias do parto, os trabalhadores da saúde e os indígenas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 26 de maio, mas a população pode aproveitar o Dia D, que acontece neste sábado (13/05), para receber o imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que todos os postos de saúde do país estejam abertos, das 8h às 17h, para a campanha.

Além dos seis grupos prioritários, também fazem parte do público alvo os professores das redes pública e privada, trabalhadores do sistema prisional, adolescentes privados de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão apresentar prescrição médica antes de se vacinarem.
- É importante que os grupos prioritários compreendam a necessidade de se proteger. A vacina leva aproximadamente 15 dias para garantir a imunização completa e é preciso se antecipar à chegada do frio – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Entre os grupos prioritários, os indígenas são os que apresentam a melhor cobertura vacinal: 32,31% da população estimada já foi imunizada. Os dois grupos com menor quantidade de pessoas que já se vacinaram são o das gestantes (13,94%) e das crianças maiores de seis meses e menores de cinco ano de idade (apenas 7,89%). No estado do Rio de Janeiro, a estimativa é vacinar 4.4.556 pessoas até o final da campanha, mas até o dia 08 de maio, foram aplicadas 832.994 doses, segundo o registro feito pelo municípios fluminenses.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde. Como existem diversos vírus da gripe e eles podem sofrer alterações, é importante que as pessoas se vacinem a cada ano. As pessoas que estejam com febre devem esperar melhorar seu quadro de saúde antes de receberem a vacina, mas o imunizante é contraindicado para quem tem alergia a ovo. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe pode ser aplicada junto com outras vacinas e medicamentos.

A imunização pela vacina é importante tanto para própria pessoa - ao reduzir a possibilidade de agravamento da doença, com internações e óbito - quanto para seus familiares. - É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1. Nunca se observou casos de reações graves relacionadas a essa vacina e os benefícios são incontestáveis - destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Prevenção - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Cuidados simples podem evitar a contaminação, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA