sexta-feira, 17 de março de 2017

SES se reúne com 12 municípios para alinhar estratégia de vacinação


Região é prioritária para imunização contra febre amarela


Com o objetivo de oferecer apoio técnico e alinhar as ações para a imunização contra febre amarela, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., e o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 16/3, com representantes de 12 municípios localizados nas proximidades de Casimiro de Abreu, cidade onde foram registrados dois casos da doença, sendo um óbito. Representantes das cidades de Casimiro de Abreu, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Rio das Ostras, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Cabo Frio, Araruama, Macaé, Bom Jardim e Nova Friburgo tiveram dúvidas esclarecidas quanto à estratégia de vacinação a ser adotada nesta região, considerada prioritária para o estado, tendo em vista o atual cenário epidemiológico.
- Estaremos presentes, atuando de forma conjunta com os municípios, para que possamos conduzir a vacinação com tranquilidade. Com apoio do Estado, o município de Casimiro de Abreu poderá ampliar seus pontos de vacinação, utilizando escolas, por exemplo. Também estamos montando o hospital de campanha, que funcionará exclusivamente como posto de vacinação. Como já anunciamos, teremos a distribuição de 1 milhão de doses, já disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, para os 25 municípios que elencamos como prioritários por conta da confirmação dos casos aqui no município. Queremos tranquilizar a população, uma vez que já estamos alinhados com o Ministério da Saúde para que tenhamos a garantia do fornecimento das doses necessárias da vacina para a nossa população - destacou Luiz António Teixeira Jr.

O secretário detalhou ainda a estratégia da SES para garantir a imunização dos habitantes das áreas rurais da região, além daqueles que vivem nas proximidades das matas. Com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Emater, agentes municipais de saúde poderão chegar aos locais de difícil acesso. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, é fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos às contraindicações da vacina, para evitar possíveis eventos adversos.
- Nossa orientação é que sejam observadas as contraindicações e que, em casos específicos, as avaliações sejam feitas de forma individualizada, como, por exemplo, a vacinação de pessoas acima dos 60 anos de idade. Estaremos à disposição dos municípios para dar o apoio técnico e passar as informações necessárias. É importante lembrar que estamos falando da febre amarela silvestre, transmitida por vetores presentes em ambientes de mata ou ainda em áreas rurais. Portanto, quem vive nestas regiões deve ter prioridade para a vacinação - explicou Chieppe.
MUNICÍPIOS DA REGIÃO ESTRATÉGICA
* Terão a data do início de vacinação antecipada:
- Araruama
- Bom Jardim
- Cabo Frio 
- Cachoeiras de Macacu 
- Casimiro de Abreu
- Conceição de Macabu
- Cordeiro 
- Duas Barras
- Macaé
- Macuco
- Nova Friburgo 
- Rio Bonito
- Rio das Ostras 
- Silva Jardim
- Sumidouro
- Tanguá
- Trajano de Moraes


* Já estavam na área de vacinação de bloqueio (divisas com MG e ES):
- Campos dos Goytacazes
- Cantagalo 
- Cardoso Moreira
- Carmo
- Santa Maria Madalena
- São Fidélis
- São Sebastião do Alto
- Sapucaia

MUNICÍPIOS QUE JÁ ESTÃO NA REGIÃO DE BLOQUEIO:
- Aperibé
- Bom Jesus do Itabapoana
- Cambuci
- Comendador Levy Gasparian
- Italva
- Itaocara 
- Itaperuna
- Itatiaia
- Laje do Muriaé
- Miracema
- Natividade
- Paraíba do Sul
- Porciúncula
- Quatis
- Resende 
- Rio das Flores
- Santo Antônio de Pádua
- São Francisco de Itabapoana
- São José de Ubá
- Três Rios
- Valença
- Varre-Sai

CAPITAL, REGIÃO METROPOLITANA E DEMAIS MUNICÍPIOS: 
*data de início da vacinação mantida para o fim do mês de março.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA