sexta-feira, 10 de março de 2017

Secretaria de Saúde realiza atividade coletiva contra a sífilis em Porciúncula


A Prefeitura de Porciúncula, através da Secretaria de Saúde, tem realizado ações coletivas de prevenção à sífilis no município. A doença, que já estava erradicada há anos no país, volta a apresentar índices alarmantes de contaminação em vários municípios, e Porciúncula está entre eles. A equipe da UBS João Francisco Braz não tem medido esforços par divulgar e propagar as ações de combate e prevenção.

O secretário de Saúde, Carlos Marcelo Menim esteve, nesta quinta-feira (09/03) no programa “Porciúncula no Ar”, na Rádio Lider FM, juntamente com o superintendente de Saúde, Marco Avelar; o coordenador da UBS, João Marcos da Gama; e o enfermeiro, Antônio Martins. Eles fizeram um importante esclarecimento sobre a sífilis, suas formas de contágio, prevenção e combate. “As ações conjuntas de prevenção são algumas das importantes realizações que estamos executando no município”, disse o secretário.

A sífilis é uma infecção causada por bactéria, contaminada principalmente por relações sexuais sem o uso de preservativos. Desenvolve-se em três estágios: No estágio primário, pode ser detectada uma ferida chamada cancro duro, localizada no pênis, vagina, ânus ou outras partes do corpo. Na fase secundária, quando o cancro está sarando, a doença pode causar erupções na pele, em uma ou mais áreas do corpo, podendo também apresentar dores musculares, na garganta, cabeça, além de perda de peso e cansaço.

A bactéria tem uma fase latente, em que não apresenta sintomas. Segundo o enfermeiro da UBS do bairro João Braz, Antônio Martins, é preciso ficar atento a esta fase, pois os sintomas desaparecem, mas a pessoa ainda continua com a doença. Na fase terciária, a mais grave, a sífilis pode danificar os órgão como cérebro, coração, fígado, podendo causar demência e até a morte. “A população deve ficar alerta aos primeiros sintomas, procurando uma unidade de saúde imediatamente, para o diagnóstico, tratamento e cura da doença. Nós temos uma equipe com profissionais capacitados, prontos para atender a população” disse Antônio.
Já o coordenador João Marcos Gama, da UBS João Braz, destaca a importância do uso da camisinha como principal forma de prevenção. “Todos devem se cuidar, a melhor forma de combate é a prevenção”, explica o agente de saúde. 

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA