terça-feira, 14 de março de 2017

Educação municipal participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio

Equipe da secretaria compareceu ao evento, que já faz parte do calendário

Professoras Patrícia Corsino e Maria Fernanda Nunes, do Fórum, 
entre a equipe da Secretaria Municipal de Educação

O colegiado do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro, que realiza suas reuniões uma vez por mês, na capital do estado, reiniciou suas atividades neste mês de março com o tema “Leitura e escrita na Educação Infantil”, ministrado pelas professoras Patrícia Corsino e Maria Fernanda Nunes. A ocasião foi pertinente para debater temas como a função da Educação Infantil no acesso das crianças à cultura escrita, o papel na formação de leitores, como as crianças pequenas leem e escrevem, que textos precisam ser disponibilizados e de que forma podem ser trabalhados, e o que as crianças de 0 a 5 anos podem ler e escrever nas creches e pré-escolas.

Nos anos de 2015 e 2016 essas questões já haviam norteado o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, desenvolvido pela UFRJ, UNIRIO e UFMG, com assessoria do Ministério da Educação. À época desenvolveu-se um curso de formação de professores da Educação Infantil e a elaboração de material pedagógico, formado por cadernos, que foram apresentados durante o fórum.

O Fórum Permanente de Educação Infantil é um produto da articulação de educadores e entidades públicas e não governamentais interessados em discutir, fortalecer e propor caminhos para a Educação Infantil no Estado do Rio. É aberto à participação, interlocução, socialização de informações e à atuação voltada para uma educação comprometida com os direitos das crianças de 0 a 6 anos.

Para a coordenadora da Educação Infantil de Nova Friburgo, Laudilene Pinheiro, “o momento foi oportuno e de extrema valia para a aquisição de conhecimento acerca do assunto em pauta, com apresentação de um material pedagógico riquíssimo. A interação entre os presentes atingiu o objetivo proposto, de socializar as informações voltadas especialmente para uma educação comprometida”.

Além de Laudilene Pinheiro participaram também do evento, representando a Secretaria Municipal de Educação, Mariléa Vizzoni, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e Rita Silva, coordenadora da Supervisão Escolar.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA