terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Inea forma primeira turma de condutores de visitantes do parque da Costa do Sol


Curso contemplou moradores da região da unidade

Os visitantes do Parque Estadual da Costa do Sol, situado na Região dos Lagos e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), já podem contar com ajuda profissional para conhecer os atrativos da unidade de conservação. Vinte e seis pessoas receberam, na última sexta-feira (17/2), seus certificados de conclusão do curso Condutores de Visitantes em uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Charitas, no Centro de Cabo Frio.

O curso contemplou moradores da região da unidade, que abrange partes dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Durante a capacitação, os 26 alunos tiveram aulas de noções de geografia, ecologia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança, divididas em módulos teóricos e práticos, sob a orientação da Guarda Parque, Rogeria Castro.

O Inea desenvolve o Programa Estadual de Guias e Condutores que tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.

- Essas pessoas têm o sentimento de pertencimento com o parque, que é o quintal da casa deles, e possuem muito conhecimento sobre trilhas e atrativos, pois são moradores da região. Eles poderão trazer a mensagem da educação ambiental e da importância da conservação - disseo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

O gerente das Unidades de Conservação, Ricardo Raposo, destacou a importância da atuação dos condutores de visitantes:

- O curso tem um objetivo fundamental que é de ter pessoas como os condutores de visitantes olhando a unidade de conservação junto com a gente, cuidando, ajudando a preservar. O parque será a casa deles. Além disso, a iniciativa ajudará a gerar renda, pois esses condutores de visitantes poderão comercializar o seu serviço -  ressaltou Ricardo Raposo.

A estudante de turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Juciane Neves, 31 anos, é uma das formandas. Moradora de Cabo Frio, ela elogiou o curso e destacou que a iniciativa lhe ofereceu uma ótima base de informações sobre a unidade de conservação:

- Com essas informações, poderei orientar o visitante a preservar o parque. Além disso o curso que é de alto nível agregou valor ao que aprendi na universidade, pois estou prestes a me formar. Foi importante para mim -  destacou ela.


Com 9.841 hectares, o Parque Estadual da Costa do Sol abrange partes dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA