quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

FIRJAN: pesquisa aponta queda em volume de produção no Centro-Norte Fluminense

Pesquisa da Federação das Indústrias aponta quebra na positividade dos empresários para o futuro. Exportar continua sendo opção


A Sondagem Industrial do Sistema FIRJAN, divulgada nesta segunda-feira, dia 6, apontou redução da atividade industrial no Centro-Norte Fluminense. O indicador de volume de produção registrou 39,7 pontos em dezembro. O fenômeno está associado ao nível de estoques que ficou acima do planejado. Com isso, o mercado de trabalho manteve-se desaquecido e o número de empregados registrou queda, com o indicador marcando 43,7 pontos.
A pesquisa varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam redução ou pessimismo e acima de 50 representam aumento ou otimismo. Com relação às condições financeiras, os empresários mantiveram-se insatisfeitos no quarto trimestre. A situação financeira continuou ruim registrando 33,5. A reduzida margem de lucro operacional (27,4 pontos) e a dificuldade de acesso ao crédito (23,6 pontos) contribuíram para a deterioração do equilíbrio financeiro das indústrias.
O otimismo dos empresários quanto ao futuro, que vinha aparecendo nas outras pesquisas, não se repetiu desta vez. A expectativa para os próximos seis meses é de redução da demanda pelos produtos (45,9 pontos). Consequentemente, os entrevistados projetam queda nas compras de matérias primas (43,7 pontos) e nos investimentos (42,0 pontos), com impacto direto na redução do número de empregados (40,8 pontos). Como alternativa ao mercado interno, as indústrias planejam destinar sua produção às exportações (54,9 pontos).
Participaram da Sondagem Industrial empresas de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA