terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Vigilância em Saúde de Rio das Ostras realiza ação no Depósito Municipal



Ação integra o Plano de Enfrentamento do Aedes Aegypti no Município



As ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, estão sendo cada vez mais intensas em Rio das Ostras. Nesta segunda, dia 23, equipes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma operação de inspeção no Depósito Municipal da Guarda Municipal, na Extensão Serramar.

Na ação, que integra o Plano de Enfrentamento do Aedes Aegypti em Rio das Ostras, agentes da Coordenadoria realizaram a aplicação de inseticida no local com equipamento costal.

O Depósito Municipal é considerado um Ponto Estratégico (PE) de combate ao Aedes Aegypti, onde há acúmulos de água do tipo preferencial para a desova da fêmea do mosquito, ou especialmente vulneráveis a introdução do vetor, assim como cemitérios, borracharias, ferros-velhos, garagens de ônibus e de outros veículos de grande porte.
  
Equipes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, concomitante às visitas domiciliares de rotina, também monitoram os Pontos Estratégicos (PE), nos quais os cuidados e o monitoramento devem ser mais rígidos. 


PERIODICIDADE  -  De acordo com o responsável da Vigilância em Saúde, Maycon Prata, as atividades de vigilância nos Pontos Estratégicos (PE’s) da cidade são realizadas com periodicidade quinzenal em Rio das Ostras.


“Atualmente a Secretaria de Saúde tem 32 PE’s cadastrados e monitorados no Município, sendo que uma equipe específica fica encarregada de inspecionar e tratar esses pontos”,  esclarece Maycon.

A vigilância contínua desses locais é fundamental para o sucesso do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. As ações de enfrentamento ao mosquito terão continuidade em outras localidades de Rio das Ostras.

A população pode obter mais informações pelos telefones (22) 2771-9545 e 2771-8786.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA