quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Procura por vacina contra febre amarela gera filas e acaba com estoques no Rio





A procura por vacinas contra a febre amarela gerou filas e acabou com estoques em postos de saúde do Rio. No Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella, em Vila Isabel, as doses acabaram na semana passada e não há previsão de reposição. Mesma situação no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, onde funcionários disseram que a procura passou de uma média de dez pessoas por dia para mais de 300 na semana passada. Sem conseguir a imunização, Bianca Ferreira decidiu comprar as doses em uma clínica particular:
— Não posso deixar de tomar a vacina, porque vou dar um curso em Lavras, Minas Gerais. Eu ia viajar amanhã, mas já adiei para a semana que vem por causa disso — conta a empresária, que atua no ramo de esmaltes.
Quem conseguiu ser imunizado enfrentou horas de fila. Com viagem marcada para a África do Sul, Ananda Lemos foi ao Centro Especial de Vacinação Álvaro Aguiar, no Centro, mas esperou três horas para ser atendida:
— Pedi para uma pessoa que estava na minha frente me mandar uma mensagem quando chegasse minha vez, porque tive que voltar para o trabalho — contou.


A Secretaria municipal de Saúde afirmou que o estoque no município está quase no fim por causa da alta procura e está recebendo uma nova remessa. Mas fez um alerta à população: apenas pessoas com indicação médica ou que vão viajar para locais com registros da doença devem ser vacinadas. Segundo o Ministério da Saúde, quem já tomou as duas doses não precisa se vacinar novamente, mesmo que vá viajar para áreas de risco.


Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA