sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Odontologia hospitalar é tema de audiência pública na Alerj



Comissão de Saúde, presidida por Jair Bittencourt, promoveu a discussão


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu uma audiência pública na última quarta-feira (5) para discutir a realidade, os desafios e as oportunidades na atuação dos profissionais de odontologia em unidades de saúde. O evento aconteceu em parceria com a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (Aherj) e a Associação Brasileira de Odontologia.

O deputado estadual Jair Bittencourt, presidente da Comissão, ressaltou a importância do Legislativo abrir espaço para que as categorias profissionais expressem suas necessidades. “Na questão dos dentistas, devemos reconhecer o seu papel na sociedade e a relevância de seu trabalho, por exemplo, dentro de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). É preciso que se respeite o fundamental papel do dentista no ambiente hospitalar”, declarou Jair Bittencourt.

Segundo o diretor do Departamento de Odontologia Hospitalar da Associação Brasileira de Odontologia no Rio de Janeiro, Paulo Pimentel, a odontologia se interliga a diferentes áreas da medicina. No caso de pacientes internados nas UTIs, os cuidados bucais são de extrema importância. “Por causa dos tubos respiratórios, há uma alta incidência de pneumonia associada à respiração mecânica. A condição é a que mais mata dentro dos hospitais e os tratamentos realizados pelos dentistas são as principais formas de prevenir”,explicou Paulo Pimentel. 

Ascom


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA