quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Emater-Rio e Embrapa oferecem tourinho para produtores do estado

Animais de alta qualidade serão comercializados a preço de custo

A Emater-Rio, Empresa de Extensão Rural vinculada à Secretaria de Agricultura, e a Embrapa estabeleceram parceria para a disponibilização de tourinhos de alta qualidade genética para comercialização aos produtores rurais fluminenses. O documento, assinado pelo chefe geral do Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins e pela presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, visa a implantação do projeto Rebanho do Futuro.

A iniciativa, também formalizada na ocasião com a Emater MG, vai colocar à venda, a preço de custo, tourinhos das raças Gir, Holandês e Girolando, produzidos através de biotecnologia de reprodução nos laboratórios da Fazenda da Embrapa em Coronel Pacheco, em Minas Gerais.


Com idades variando de seis a 24 meses, esses animais estarão disponíveis para produtores interessados e aprovados em avaliação técnica de seus rebanhos pelos profissionais da Emater-Rio. Os bovinos oferecidos são submetidos a testes genômicos, que garantem sua qualidade genética voltada para a produção e qualidade do leite.


- Essa parceria vem incrementar as ações já implementadas pelo nosso programa Rio Genética, dando acesso a pequenos produtores para investir na melhoria de seus planteis visando o aumento da produção leiteira - afirmou o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.


Os primeiros 55 tourinhos já estarão disponíveis pela Embrapa para as entidades parceiras. A ideia é começar com tourinhos e, futuramente, expandir a oferta também para fêmeas de seis a 60 meses.

Ascom da Secretaria de Agricultura

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA