quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Projeto friburguense para inclusão de deficientes está na final de desafio nacional do SENAI


A operação de uma máquina de costura comum requer o uso de pedais e joelheiras, o que inviabiliza a utilização por uma pessoa portadora de deficiência física em membros inferiores. Inclusão é um dos temas da edição 2016 do Desafio SENAI de Projetos Integradores, iniciativa da instituição para desenvolver em seus alunos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. E é justamente nesse tema que quatro estudantes de Nova Friburgo ganharam destaque, passando para a final da competição, que tem a participação de alunos de todo o Brasil.

Os jovens de Friburgo criaram oKit Acesse, um dispositivo eletromecânico que pode ser instalado em máquinas que tenham o motor elétrico convencional com embreagem mecânica ouDirect Drive – que é um tipo de motor com acionamento direto, ou seja, não precisa de elementos de fixação ou de transformação de energia. Ele é dotado de um pequeno controle analógico, similar aos utilizados em joysticks para jogos eletrônicos, ligado a uma placa receptora de sinais que converterá o movimento feito pelo operador emmicromovimentos a serem realizados por um motor de passo, sendo este acoplado ao motor da máquina de costura.

O controle analógico fica posicionado para ser usado pela mão direita do usuário e poderá ter seu posicionamento ajustado visando a melhor ergonomia do operador. Toda a arquitetura eletrônica e de controle do projeto foi feita em Arduino, uma plataforma de prototipagem, dotada de placa única e oferecida como um hardware livre.

A solução é fruto do trabalho de José Felipe de Carvalho Araújo eRamom Souza da Silva, estudantes do curso técnico em Automação; e de Pedro Augusto de Souza Miranda eWellyson Gomes Amorim, que cursam o técnico em Vestuário. De acordo com estimativas dos estudantes, o custo de produção do Kit Acesse será baixo, tornando o projeto uma alternativa viável. Ponto para a inclusão social, principalmente em Nova Friburgo, capital da moda íntima. O resultado do Desafio SENAI de Projetos Integradores será divulgado em novembro, em Brasília.

Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) acredita que a inovação permitirá uma inclusão por completo do trabalhador e beneficiará as 1900 empresas que fazem parte cadeia produtiva do setor. “O projeto permitirá a acessibilidade e a inclusão verdadeira das pessoas com deficiência nas confecções, inclusive permitindo a descoberta de uma nova força de trabalho que não era prestigiada devido a operação tradicional das máquinas de costura”, afirmou.


Projeto Integrador

Parte da metodologia de ensino do SENAI, o projeto integrador tem a proposta de unir alunos de diferentes cursos e desafiá-los para criar soluções inovadoras para provocações da vida real. No ano passado, Nova Friburgo iniciou uma série de interações entre os estudantes e empresários do setormetalmecânico com o intuito de gerar maior interação entre mercado e aprendizado.

O presidente doSindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo), CláudioTangari, é um dos principais entusiastas dessa nova roupagem da metodologia. “O projeto integrador vem para motivar o aluno e adequar o ensino ao serviço do SENAI com inovação e empreendedorismo”, ressalta o empresário. Cláudio destaca que essa relação direta com o mercado contextualiza o aluno, que passa então a ter mais clareza na hora de atender as expectativas de empresas de qualquer setor.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA