sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Rio abrirá a Olimpíadas com mais de 5 mil nascentes preservadas

Campanha estimulou os agricultores a protegerem fontes de água em todo o estado



Uma campanha iniciada há seis anos junto aos agricultores familiares fluminenses contabilizou a preservação de 5152 nascentes em todo o estado, com o objetivo de contribuir para o abastecimento das cidades e para o desenvolvimento sustentável após as Olimpíadas.


Os dados foram consolidados nesta terça-feira (2/8) pelo Programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, responsável pela iniciativa. Um ano depois da cidade do Rio de Janeiro ser anunciada como sede da competição internacional, o programa entrou em campo com a meta de envolver os agricultores na proteção de 2.016 nascentes de água até o início dos jogos. Para isso, receberam incentivos para aquisição de material utilizado no cercamento das fontes em suas propriedades, além de mudas para o plantio nessas áreas.

A preservação das nascentes é essencial para renovação do ciclo de água. Uma vez que a vegetação em torno das fontes é preservada e o trabalho de regeneração natural toma fôlego, a área verde trabalha como se fosse uma esponja, ajudando na absorção da água da chuva, que é infiltrada no solo e alimenta o lençol freático. Em seis anos de campanha, 5.152 fontes de água foram protegidas, com a mobilização de mais de cinco mil agricultores fluminenses. O volume estimado de água produzida por essas nascentes equivale a mais de seis mil piscinas olímpicas cheias por ano.

Parcerias que fortalecem a preservação ambiental

Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o engajamento das comunidades rurais foi essencial para o êxito da campanha “Água Limpa para o Rio Olímpico”.



- Atingimos a meta um ano antes do tempo previsto, e agora comemoramos um resultado mais de duas vezes maior que a meta inicial proposta. Os agricultores se tornaram verdadeiros produtores de água, aumentando não só a oferta hídrica em suas propriedades, mas também colaborando para otimizar a vazão dos rios que abastecem os centros urbanos - frisou.

Ao longo da campanha, parcerias com os setores público e privado potencializaram as ações de conservação dos recursos hídricos em várias regiões do estado. Um dos exemplos bem sucedidos é a cooperação entre o Rio Rural e a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE). Por meio dele, 50 mil mudas estão sendo doadas aos produtores da microbacia Rio das Flores, em Valença, no Sul Fluminense. A orientação sobre como fazer o plantio e monitorar seus resultados é feita através do projeto “Adote uma nascente”, implementado pelos técnicos da Emater-Rio no município.

Mesmo com o fim das competições olímpicas, o Rio Rural vai continuar com as ações de preservação das fontes de água. Christino Áureo enfatiza que, para que isso aconteça, a adesão de novos produtores é importante, do mesmo jeito que parcerias com outras empresas são bem vindas.

- A Olimpíada é uma conquista muito importante, que vai deixar sua marca, mas é também um momento que vai passar. Já a necessidade de água é permanente. As empresas com visão sustentável podem contribuir efetivamente para os esforços dos nossos agricultores, de modo que a chama da preservação não se apague - disse o secretário.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA