sábado, 27 de agosto de 2016

Quanto vale seu voto?


Apesar de a cada dois anos termos eleições no país, boa parte da população não acredita no poder do voto. Acha que se votar não fará a mínima diferença como também não irá proporcionar qualquer modificação no contexto político.
É através do voto que temos o importante direito de colocar no poder quem realmente poderá fazer melhorias para com a nação. É com ele que o cidadão manifesta sua vontade ou opinião, salienta sua raiva, seus dissabores ou suas desilusões. Ou até mesmo pode, no futuro, alcançar alegria e objetivos que melhorem nosso país, nosso estado e município. Trata-se de uma verdadeira arma que deve ser utilizada pelo cidadão não apenas para cumprir um dever cívico, mas, sobretudo brandar toda sua indignação com a situação das coisas.
Contudo, muitos dos eleitores vendem seu voto. Desde os primeiros anos da República, o voto de cabresto era um dos principais mecanismos de controle político no Brasil. Nas últimas décadas, desde que as eleições diretas foram reinstituídas, em 1989, a prática da compra de votos tornou-se um problema constante em períodos eleitorais. Promessas de cargos, botijões de gás, cesta básica, remédios, sacos de cimento, dinheiro vivo, tudo vale como objetivo de troca dos políticos para conseguir votações mais expressivas.
Infelizmente, o maior problema do Brasil, pode-se dizer que não é o político, e sim, o eleitor. É um problema cultural já que, desde o início da história brasileira, a corrupção acontece deliberadamente e de lá pra cá se modificou, mas nunca deixou de ser praticada. Como bem sabemos, a legislação eleitoral é rígida. No entanto, não adianta ela ser consistente se nenhuma das outras duas pontas – eleitor e político colaboram.

 Rodolpho Raphael de Oliveira Santos

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA