sábado, 11 de junho de 2016

UHE Itaocara prevê o plantio de um milhão de árvores


A Usina Hidrelétrica de Itaocara prevê o plantio de um milhão de árvores da Mata Atlântica no entorno do reservatório e áreas próximas ao empreendimento. A recomposição da vegetação da região, tanto em áreas de proteção permanente quanto na formação de áreas de conservação ambiental, levará cerca de 10 anos. A informação foi transmitida pelo gerente ambiental da UHE Itaocara, Mário Trento, durante a entrevista coletiva de imprensa, realizada na última quarta-feira, dia 1º de junho, na sede da empresa, em Itaocara.

Durante a entrevista coletiva, Trento ressaltou os benefícios do Programa de Reflorestamento: recuperação de nascentes, proteção das margens do rio e a médio e a longo prazo, aumento do volume de água nos rios Paraíba do Sul e Pirapetinga. Como ganho indireto, as novas áreas verdes contribuirão para uma maior arrecadação dos municípios com a criação de áreas de conservação ambiental por meio do ICMS Verde.

Um outro programa que acompanha as atividades do de Reflorestamento é o de Resgate e Salvamento de Germoplasma, que fará a identificação e coleta das sementes, para formação de mudas nativas para o plantio. A expectativa é identificar viveiros na região, com capacidade para o volume de produção, que possam fornecer as mudas. O Programa de Reflorestamento é uma das 43 ações previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Itaocara e faz parte do processo de licenciamento ambiental da usina, acompanhado pelo Ibama.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA