terça-feira, 14 de junho de 2016

Supera Rio discute alternativas de desenvolvimento para o estado


Criar uma câmara de desenvolvimento regional e uma agenda integrada de turismo, além de facilitar a abertura de empresas no estado foram alguns dos compromissos assumidos pelo Legislativo Fluminense para impulsionar o crescimento econômico do estado. Nesta segunda-feira (13/6), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do estado, deputado Jorge Picciani (PMDB), conduziu a abertura do Supera Rio, no município de Nova Friburgo, na Região Serrana. O evento, uma parceria do Fórum com a Inter TV, afiliada da Rede Globo, acontecerá em mais três regiões do estado. Ao final de cada encontro, será redigida uma carta com as propostas apresentadas durante a reunião.
Uma das propostas apresentadas, pelo idealizador do encontro, o deputado Wanderson Nogueira (PSol), defendeu a retirada do município de Petrópolis do mapa econômico da Região Serrana. Segundo o parlamentar, a proximidade da cidade com a capital faz com o que a localidade tenha todos os problemas da Região Metropolitana, mas não receba os mesmos benefícios. "Pretendemos manter Petrópolis somente no mapa turístico da Região Serrana. Os deputados da área também defendem essa ideia. Vamos unir a capital ao interior. Esse é o objetivo do Supera Rio para ajudar os municípios a crescer de forma semelhante. Temos que colocar os estudos e propostas existentes em prática", explicou Wanderson.
O deputado Jorge Picciani lembrou que o Fórum foi criado há 13 anos, quando o estado do Rio também passava por dificuldades financeiras. "Esses encontros vão trazer a possibilidade de ouvir diferentes opiniões para superar a crise. A crise no estado não é política, é econômica. É hora de unir esforços para que o estado volte a pagar em dia seus funcionários, fornecedores e volte a crescer", disse Picciani. O parlamentar defendeu a desburocratizção para abrir ou fechar empresas, o investimento em outros setores da economia e a redução da carga tributária. "Precisamos restabelecer a governança no estado."
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, pediu a chegada de novas empresas à cidade e mais investimentos em saúde. "Cerca de 40% do orçamento do município é investido na saúde, e se você perguntar para as pessoas se estão satisfeitas, ela dirão que não. Desde que tivemos a redução nos repasses estaduais, assumimos sozinhos a conta da saúde. É importante fortalecer a região como um todo para que o estado volte a crescer", disse Cabral. O diretor geral da Inter TV, Jorge Maciel, lembrou o alcance desses debates. "A Inter TV atua nas regiões Serrana, Norte, Noroeste e dos Lagos, em 50 municípios e com três milhões de espectadores", disse.
Debates
O encontro contou com mesas de debates com políticos, empresários, economistas e representantes de entidades de classe. O cenário atual e os desafios do estado, alternativas e propostas de desenvolvimento para a Região Serrana, e as potencialidades e o desenvolvimento regional foram discutidos.
O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado e representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Antonio Carlos Celles Cordeiro, apresentou propostas. Ele defendeu a criação, preservação e adequação de zonas industriais e empresariais. "É preciso criar um Plano Diretor Regional de Desenvolvimento, incluindo as relações com outras regiões, além de integrar setores industriais complementares e afins com incentivo fiscal específico para toda a cadeia de suprimento dentro do estado." A adequação da logística e da mobilidade urbana também foram defendidas pelo presidente do sindicato. "É preciso elaborar ou atualizar planos municipais de mobilidade", disse.
A desburocratização e a redução da carga tributária voltaram a ser defendidas durante os debates.
Programe-se
Os próximos eventos acontecerão em Campos (20/06), Itaperuna (24/06) e Cabo Frio (27/06). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2588-1352 ou pelo email forumdedesenvolvimento@alerj.rj.gov.br

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA